VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 30 de agosto de 2011

30 DE AGOSTO - ANIVERSÁRIO DA AMIR-JF

HISTÓRICO:
Em 30 de Agosto de 1990, AMIR nasce para integrar militares da reserva.
Em uma das viagens de turismo a Foz do Iguaçú (Paraná), com um grupo basicamente constituído por militares da reserva, o companheiro "Brigadeiro" Eugênio (da Aeronáutica) sugeriu que se criasse um clube ou associação que congregasse esses militares da reserva, os reformados e as pensionistas.

Jorge de Aguiar Dias e Sady Brittes, que organizavam as viagens, começaram a sondar a criação da associação. Ninguém em sã consciência podia imaginar os inúmeros obstáculos que seriam encontrados no caminho e que tiveram de ser suplantados para a fundação da entidade.

Foram estudados prós e contras, além da Constituição Federal e o Estatuto dos Militares.

Uma das primeiras providências do grupo foi encontrar cópia de estatutos de alguma recém criada associação de militares da reserva como ponto de partida para a fundação da AMIR.

Superados todos os obstáculos que foram surgindo, finalmente, no dia 30 de agosto de 1990, por unanimidade, foi fundada a nossa AMIR, e nesta reunião feita para organizar os trabalhos da AMIR, foram debatidos vários assuntos e sugerido que se fizesse uma eleição provisória, a fim de que a Associação tivesse uma Diretoria que se responsabilizasse por ela.

Nessa reunião, Jorge de Aguiar Dias foi eleito por aclamação para o cargo de Presidente da AMIR (fato registrado em ata). Mas, a luta para o progresso da entidade continuava... e se hoje somos uma associação sólida e com expressivo número de associados, devemos isso ao esforço e dedicação dos que por aqui passaram.

Cientes de que estava tudo na mais perfeita legalidade, foi dado o pontapé inicial. Alguns companheiros foram convidados para uma reunião numa sala cedida gentilmente pelo amigo Tavares.

No encontro, compareceram Jorge de Aguair Dias, Sady Brittes, Antônio Florentino da Silva, Washington Lemos de Carvalho, Renato Lopes Cordeiro, Sebastião Lourenço da Silva, Antônio Ferreira Gomes, Ítalo da Silva Barbério, Waldir de Oliveira, Joaquim Santos Castanhede, Geraldo do Nascimento, Antônio Vicente da Silva, João Baptista Pereira e Jose Ferreira Lima Filho.

Hoje, a Associação é conhecida como uma entidade voltada para preceitos democráticos-cristãos. O objetivo da AMIR é zelar e defender os interesses e, trabalhar para o bem estar dos seus associados e dependentes. Assim é a AMIR que brotou dos anseios daquele grupo inicial, que lutou em busca de maior apoio e congregação da classe dos militares inativos e pensionistas do Exército, Marinha e Aeronáutica.

A entidade tem trabalhado sério na tarefa diária de assistir aos companheiros que, após um longo período na caserna, passam para a inatividade e, que por lei natural, mais cedo ou mais tarde, perdem ou vão perdendo o vínculo com os que ficaram na ativa. Tendo em vista a manutenção desta convivência, nasceu a entidade. Ainda hoje, uma criança - pelo pouco tempo de existência - mas, que vislumbra um horizonte promissor. É verdade que muitas barreiras já fora transpostas e os obstáculos superados.

Durante uma reunião, realizada em agosto de 1991 um grupo bem maior de companheiros compareceu e elegeu uma Diretoria com todos os componentes estatutários. Mais uma vez Jorge Aguiar Dias foi eleito para presidir o destino da AMIR, por um período de dois anos. Já não tínhamos mais dúvida, a entidade estava consolidada.



HISTÓRICO DAS SEDES:

A AMIR teve como sua primeira sede provisória as instalações da garagem da então viação Rio Preto, situada à Rua Batista de Oliveira, nº 1.055 - Centro, onde permaneceu pelo período de um ano com muito sacrifício, tendo por diversas vezes as necessidades dos associados se cotizarem para que o pagamento do aluguel fosse realizado.

Em 16 de Abril de 2002, já com as finanças equilibradas, houve a mudança para um novo endereço à Rua Halfeld, nº 513, Salas 322 e 323 - Centro, onde permaneceu até Setembro de 1993.

Em Outubro de 1993, sempre procurando dar mais conforto ao quadro associativo, novamente a Associação foi transferida para um outro imóvel sito à Rua Marechal Deodoro, nº 197, 2º piso, onde ficou até dezembro de 1995.

Em Janeiro de 1996 foi alugado um novo espaço composto de um andar inteiro do prédio sito à Rua São Sebastião, nº 467, 3º piso, no qual foi possível proporcionar ambiente confortável e salutar aos associados, possibilitando a utilização de dois ambientes, um para a parte de recreação e outro para atendimento administrativo.

Depois de 12 anos neste último endereço, finalmente foi concretizado o sonho da sede própria, composta de dois pavimentos. Ao ser inaugurada esta magnífica sede, é mister parabenizar todos os associados que sempre apoiaram e estiveram lado a lado com as diversas diretorias nesta empreitada.

Os associados da AMIR são a razão maior da existência desta Casa que tanto enobrece os militares da reserva remunerada, reformados e pensionistas de Juiz de Fora, de Minas e do nosso amado Brasil.



VINTE PRIMEIROS FUNDADORES

0001 - JORGE DE AGUIAR DIAS
0002 - SADY BRITTES
0003 - ANTONIO FLORENTINO DA SILVA (in memorian)
0004 - WASHINGTON LEMOS DE CARVALHO (in memorian)
0005 - RENATO LOPES CORDEIRO
0006 - SEBASTIÃO FLORENTINO DA SILVA (in memorian)
0007 - JOÃO FRANCISCO PESTANO
0008 - SEBASTIÃO LOURENÇO DA SILVA
0009 - ANTONIO FERREIRA GOMES
0010 - ITALO DA SILVA BARBERIO
0011 - WALDIR DE OLIVEIRA (in memorian)
0012 - OLYMPIO TRINDADE DE ALMEIRA
0013 - JOAQUIM SANTOS CANTANHEDE
0014 - GERALDO DO NASCIMENTO (in memorian)
0015 - HELIO RODRIGUES DORNELLAS
0016 - EDSON GUILHERME GALLO
0017 - ELCIO RIBEIRO DA SILVA
0018 - GERALDO BENTO DOS SANTOS
0019 - JOÃO CANUTO DE SOUZA
0020 - JOSÉ CARLOS MATILDES DOS REIS

PLACA DE INAUGURAÇÃO DA SEDE PRÓPRIA:

DIRETORIA EXECUTIVA
Mandato 2009-2011.

A DIRETORIA EXECUTIVA é composta atualmente pelos seguintes membros:



Sady Brittes
Presidente

Jose Virter Fava
Vice-Presidente



Jorge Aparecido dos Santos
Diretor Administrativo

Jose Pedro de Souza
Diretor Financeiro

Paulo Lourenço Machado
Diretor Sócio/Cultural

CONSELHO DELIBERATIVO - Mesa Diretora:

CONSELHO FISCAL - Mesa Diretora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário