VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Saudação aos novos oficiais-generais



Por especial delegação do Senhor Comandante do Exército, General-de-Exército ENZO MARINS PERI, cumpro a honrosa missão de saudar os novos oficiais-generais.
Senhores Generais-de-Brigada recém-promovidos!
O ingresso dos senhores no vértice da estrutura militar foi precedido de um conjunto de ações específicas, processos normatizados, decisões qualificadas, escolhas entre tantos igualmente capazes, muita emoção e muita alegria. Este momento soma-se aos anteriores.
Hoje, portanto, é um dia festivo. A promoção na Ordem do Mérito Militar; o recebimento do Bastão de Comando; a condução da Espada de General por Cadetes e sua entrega por Chefes Militares experimentados e amigos; e a primeira continência da tropa são simbolismos baseados em valores imutáveis e em tradições reverenciadas pelo Exército de CAXIAS, legadas por nossos antecessores. Mas são simbolismos. Revestem-se de significados, impõem-nos responsabilidades, confortam nossos sacrifícios e enchem-nos de orgulho. Mas são simbolismos. No palco da vida a cortina ergue-se todos os dias. A realidade continuará sisuda, impositiva e desafiadora, e sem muita simpatia para com amadorismos, romantismos e achismos. Ela vai continuar a exigir fortaleza, coragem e determinação de todos. Portanto, o conjunto de atributos que os promoveu a general exige aperfeiçoamento contínuo. Preparem-se ainda mais, e com ânimo ainda mais forte. Os senhores foram promovidos com base na lei da salutar renovação. Ocupem os espaços deixados, expandindo-os, e sabendo que suas responsabilidades também estão sendo ampliadas. Não apenas enfrentem as adversidades, vençam-nas. Superem-se. Mudem preservando. Aperfeiçoem. Transformem.
Nessa jornada que iniciam, a confiança conquistada na superação de obstáculos que os angustiaram e que foram vencidos, os sentimentos de patriotismo, de honra, e de cumprimento de missão continuarão a ser seus estímulos. Deixem seus corações seguir à frente e tentem alcançá-los. E, de acordo com as circunstâncias, pratiquem outras virtudes que moram em seu caráter.
O Posto de Observação do general é estratégico. Embora, por vezes, ele cuide da parte, precisa enxergar o todo. Os senhores estão atingindo o generalato num momento em que o Brasil alcança um patamar geopolítico inédito e, por isso mesmo, de consequências não completamente previsíveis. Tudo indica que o crescimento do Brasil é progressivo e sustentável. Crescer ocupa espaço. E isso ocorre em momento de mudanças: presença de potências extracontinentais em nosso entorno estratégico e crise no mundo desenvolvido. Essas forças podem não ser convergentes. O Estado Brasileiro, como se sabe, sempre visualizou o caminho da cooperação mútua, do entendimento construtivo e da diplomacia fundamentada em princípios para resolver suas controvérsias. Esse é seu Plano A, sempre desejável e buscado. Contudo, há que se acompanhar a conjuntura, porque as Forças Armadas - além da dissuasão e das ações subsidiárias – existem, também, para ser empregadas em situação de Plano B.
Para o Exército, a promoção dos senhores gera uma grande expectativa, pois fortalece e renova a certeza de firmes, corajosas e equilibradas decisões que irão dar continuidade à trajetória de mudanças e transformações necessárias à aquisição, pelo nosso Exército, de capacidade dissuasória ajustada à estatura do País. O BRASIL já se alinha entre os principais atores globais, credor de respeito internacional, possuidor de voz ativa em foros mundiais e detentor de responsabilidades que ultrapassam nossas fronteiras.
A multipolaridade, as incertezas e a necessidade de atuação em ambiente de divergências exigem que as operações sejam cada vez mais conjuntas e interagências, onde a cooperação, a coordenação, o controle, a interoperabilidade e a complementaridade mostram que nenhuma instituição é tão forte quanto todas unidas. Busquem sempre a convergência de esforços. E ajam para unir cada vez mais vontades e ações em prol da melhor resposta para a grandeza do Brasil. A palavra chave é liderança, segundo seu melhor estilo: o exemplo pessoal.
A vitória dos senhores e o orgulho dos familiares e amigos são também vitória e orgulho de todo o nosso Exército.
De forma resumida, foram essas as ideias que o Sr Comandante do Exército incumbiu-me de lhes transmitir.
Que o mesmo Deus que os guiou até aqui continue a iluminar suas jornadas.
Parabéns, saúde e sucesso!
Brasília, DF, 17 de agosto de 2011.
General-de-Exército JOAQUIM SILVA E LUNA
Chefe do Estado-Maior do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário