VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Museu das Reduções comemora 25 anos de fundação


A instituição conta de uma forma diferente parte da história da arquitetura nacional, com réplicas de importantes edifícios brasileiros
RAPHAEL SIMÕES
Casa dos Contos
A Casa dos Contos em Ouro Preto é uma das miniaturas expostas no Museu


O Museu das Reduções, uma das atrações turísticas da histórica Ouro Preto, comemorará 25 anos de fundação no próximo dia 15. A instituição conta de uma forma diferente parte da história da arquitetura nacional, com réplicas de importantes edifícios brasileiros.

Como parte das comemorações do aniversário, o Museu das Reduções recebe a exposição temporária "Monumentos Históricos e Fazendários", da artista plástica Simone Ribeiro. A mostra traz sete painéis em acrílico que serviram de abertura dos capítulos do livro "Monumentos Históricos Fazendários", de Eugênio Ferraz.

O museu está localizado no distrito de Amarantina, a 25 quilômetros de Ouro Preto. Os ingressos são vendidos a R$ 8, mas estudantes, idosos e grupos acima de 20 pessoas pagam meia-entrada.

História

Tudo teve início em 1978, quando os irmãos Vilhena - Ênio, Décio, Sylvia e Evangelina - começaram a construir miniaturas de edifícios. Nascidos em Campanha, no Sul de Minas Gerais, os irmãos passaram a se dedicar à atividade assim que se aposentaram. A primeira réplica confeccionada pela família foi a Igreja de Nossa Senhora das Dores, da cidade natal dos Vilhena.

Convento de São Francisco
Réplica reduzida do Convento de São Francisco em Olinda, (PE). (Foto: Raphael Simões)

Atualmente, o museu possui 29 réplicas em miniatura, que foram construídas com os mesmos materiais empregados na construção dos edifícios originais. As obras representam alguns dos ciclos econômicos do país, como o do Ouro, representado pela Casa dos Contos, em Ouro Preto (MG), o ciclo da Cana ilustrado pela réplica do Engenho São João, em Itamaracá (PE), e o ciclo do Café com a Fazenda Resgate, em Bananal (SP).

As obras do museu retratam diversas regiões do Brasil, começando pelo Sul do país e passando pelo Sudeste, Nordeste e Centro-oeste, terminando em Minas Gerais, sede da instituição. E além de atração turística, o visitante também tem a possibilidade de explorar o turismo pedagógico. É que o Museu das Reduções possui em seu acervo um rico conteúdo de estudo, que pode ser utilizado como instrumento de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário