VISUALIZAÇÕES

domingo, 20 de novembro de 2011

Tupi vence, estraga festa do Santa Cruz e conquista o título da Série D

Mais de 54 mil tricolores foram ao Arruda para tentar ver o Santa Cruz fechar com chave de ouro o ano de 2011. Mas o time frustrou as expectativas dos torcedores, que viram o Tupi-MG comemorar o título da Série D do Brasileirão com uma vitória por 2 a 0. A equipe mineira já havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, em Juiz de Fora.
A equipe pernambucana dominou praticamente todo o jogo, mas aos 34 minutos do segundo tempo, numa jogada de contra-ataque, Alan abriu o placar. Dois minutos depois, num lance parecido, Henrique deu números finais à partida.
Apesar da derrota, os torcedores corais ficaram satisfeitos com a campanha da equipe, que, apesar do orçamento modesto, conseguiu o principal objetivo do ano que era o acesso à Série C e ainda o título Pernambucano.
Festa nas arquibancadas e no gramado
Santa Cruz x Tupi (Foto: Antônio Carneiro)Defesa do Tupi levou vantagem e parou o ataque do Santa Cruz. (Foto: Antônio Carneiro)
A festa não se limitou apenas às arquibancadas. Também esteve dentro do gramado, atrasando a partida em 13 minutos, com direito a banda para executar o hino de Pernambuco e uma homenagem ao lateral-esquerdo Dutra, com pedido para desistir da aposentadoria.
Com a bola rolando, o Santa Cruz mostrou logo que iria partir para o ataque, já que precisava de pelo menos dois gols. Com isso, o técnico Zé Teodoro escalou o time com uma formação bastante ofensiva, com apenas Memo com características de defesa no meio-campo. Bismarck e Renatinho acompanharam Weslley na criação.
Com o time solto, a primeira chance de gol veio logo aos quatro minutos. Dutra cruzou para a área, e Fernando Gaúcho arrumou com o peito para Thiago Cunha bater de primeira, na entrada da área. A bola passou perto do canto esquerdo, assustando o goleiro do time mineiro.
Sufoco coral
Santa Cruz x Tupi (Foto: Antônio Carneiro)
Renatinho começou como titular, mas não rendeu o
que Zé Teodoro esperava. (Foto: Antônio Carneiro)
A equipe coral continuou sufocando o Tupi, e aos nove uma parte da torcida chegou a gritar gol. Thiago Cunha recebeu na área e bateu com força. A bola foi nas redes, mas pelo lado de fora. O primeiro chute da equipe mineira veio dois minutos depois, quando Marquinhos arriscou de fora da área, mas mandou longe do gol tricolor.
Aos 21, o Santa Cruz esteve muito perto de marcar. Fernando Gaúcho recebeu um lançamento e ficou de frente para o goleiro Rodrigo. Mas o atacante tricolor não conseguiu fazer o domínio e facilitou a defesa do arqueiro do Tupi.
Precisando construir o placar que lhe daria o título, o Santa continuou desperdiçando chances. Aos 35, Thiago Cunha recebeu lançamento com açúcar do zagueiro André Oliveira e bateu com força. O goleiro Rodrigo deu rebote, mas Fernando Gaúcho não conseguiu chegar a tempo, e a bola acabou afastada pela zaga mineira.
Favorecido pelo empate, o Tupi passou a trocar passes sem se arriscar e pouco chegou ao ataque. Num dos raros lances ofensivos, aos 42, Augusto cobrou uma falta para o gol e a bola acabou batendo na rede pelo lado de fora.
Santa Cruz x Tupi (Foto: Antônio Carneiro)
Weslley lutou no meio-campo, mas não conseguiu
levar o Santa à vitória. (Foto: Antônio Carneiro)
Para tentar renovar o fôlego do ataque, o técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro, voltou com Ludemar no lugar de Fernando Gaúcho. E foi dele o primeiro lance de perigo do segundo tempo. Após boa jogada de Renatinho, a bola sobrou na área para Ludermar, que acabou derrubado no momento do chute. A torcida coral ainda pediu pênalti, mas o árbitro Cleber Abade apenas mandou seguir.
Aos 14, o treinador coral fez mais uma mudança, com a saída de Bismarck para a entrada de Washington. Apesar das mudanças, o panorama da partida não mudou. O Santa continuou sufocando, mas pecando muito nas finalizações, enquanto o Tupi cadenciava o jogo trocando passes quando estava com a posse de bola. Aos 22, o técnico da equipe mineira fechou ainda mais a equipe tirando o lateral Marquinhos para a entrada do zagueiro Adalberto.
Faltando 20 minutos para o encerramento da partida, Zé Teodoro foi para o tudo ou nada ao tirar o lateral Dutra, mandando o atacante Kiros a campo. O Tupi também modificou. Luciano Ratinho saiu para a entrada de Vitinho.
Com o Santa todo aberto, a equipe de Minas aproveitou uma jogada de contra-ataque e quase matou o jogo. Aos 29, o lateral Augusto passou pelo zagueiro Leandro Souza e bateu com força. Tiago Cardoso fez uma grande defesa e mandou para escanteio.
Contra-ataques e gols do Tupi
Mas aos 34, a equipe mineira não vacilou. Henrique, que havia entrado há pouco no lugar de Michel, foi na linha de fundo e cruzou para a área. Tiago Cardoso não saiu, e Alan apareceu para bater para o gol, abrindo o placar. Dois minutos depois, veio o segundo. Novamente Henrique, numa jogada de velocidade, ficou de frente para Tiago Cardoso e bateu por baixo do goleiro para ampliar a vantagem mineira.
Precisando de quatro gols, o Santa Cruz foi para o desespero, mas não conseguiu furar o bloquei da equipe mineira. Apesar da derrota, a torcida tricolor homenageou o time cantando nas arquibancadas do Arruda, que receberam 54.815 pessoas.
Tupi, campeão brasileiro da Série D (Foto: Antônio Carneiro)
PARABÉNS TUPI, O TIME DE MINAS GERAIS  CAMPEÃO BRASILEIRO EM 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário