VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ACIDENTES SEM VÍTIMAS SERÃO REGISTRADOS NO LOCAL

Acidentes de trânsito sem vítimas terão registro de ocorrência no local do sinistro. Conforme o comandante da 4ª Região Integrada de Polícia Militar, coronel Ronaldo Nazaré, o objetivo é agilizar a liberação do tráfego e desafogar os postos de atendimento da PM e o Copom (Comando de Operações da Polícia Militar). "Alguns condutores não têm conhecimento para lidar com estas batidas, e isso acaba prejudicando o trânsito como um todo." O titular da Settra, Márcio Bastos, também avalia que o Siat deve melhorar o atendimento ao contribuinte. "Tudo será resolvido de forma mais rápida. Este trabalho no local pretende dirimir os conflitos no menor tempo possível e, com isso, evitar grandes congestionamentos."
Conforme coronel Nazaré, a mudança deve ser implantada ainda este ano, quando será instalado o Sistema Integrado de Atendimento ao Trânsito (Siat), que prevê o deslocamento de uma van da Polícia Militar, com um agente de trânsito da Settra e um mediador de conflitos, para o local da ocorrência. A equipe terá a missão de ajudar os condutores envolvidos a chegarem a um acordo. Também caberá ao agente de trânsito controlar o fluxo de veículos para minimizar os prejuízos nas vias, como possíveis engarrafamentos ou retenções. Atualmente a Polícia Militar não desloca equipes para acidentes sem vítimas, apenas orienta os condutores envolvidos a irem até aos postos de atendimento, nos bairros Granbery ou Santa Terezinha.
Ajustes
De acordo com o comandante, a efetivação do Siat ainda depende de ajustes no projeto e da finalização de acordos. Entre as propostas ainda não confirmadas, está a inclusão do mediador de conflitos na viatura. O militar conta que a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) ainda analisa esta possibilidade.
Quanto aos veículos que atuariam em ocorrências sem vítimas, coronel Nazaré informa que, a princípio, seriam três. Eles estão sendo adquiridos por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Polícia Militar e uma empresa do setor privado. "O objetivo é que as viaturas atuem, principalmente, nas regiões Sul, Norte e Centro de Juiz de Fora, onde ocorrem a maioria dos acidentes de trânsito." Segundo o comandante do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran), tenente Jean Michel Amaral, caso o trabalho tenha êxito, poderá ser expandido para outras áreas da cidade, que ainda serão estudadas.
O telefone de atendimento ao cidadão também será diferenciado do de emergência da PM (190). No entanto, o número ainda não foi definido. O coronel antecipa que também terá três dígitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário