VISUALIZAÇÕES

domingo, 6 de novembro de 2011

CPOR/SP VISITA WEST POINT E WASHINGTON

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR-SP) fez na semana passada uma turnê oficial pelos Estados Unidos como parte do encerramento do ano letivo.

O grupo foi encabeçado pelo comandante do CPOR-SP, coronel Edson Barboza Guimarães, tendo como segundo na hierarquia o capitão Leonardo Balthar. O grupo de aspirantes foi composto pelos melhores de cada arma: Hugo Vallada ( Infantaria), Rafael Vivan Levy (Cavalaria), Rommel Andriotti (Artilharia), Fernando Bratter Bocco (Engenharia), Lucas Rodrigues (Intendência), Vinicius Martin Bouquet (Comunicação) e Daniel Estevam (Manutenção).

As visitas a West Point e Washington foram o ponto alto do intercâmbio com os militares americanos e deram uma ideia dos pontos em comum mas também das diferenças das duas armas tanto em conceito como em recursos.

Mas uma realidade está bem clara para o mundo, e mais importante ainda para a sociedade brasileira. O Brasil deixou de ser um país com pouca representatividade para se transformar no líder da América Latina, um player importante no mundo atual.

O coronel Barboza Guimarães comentou a mudança de atitude do Exército americano em relação aos nossos militares. Tudo isto tem a ver com a marca Brasil, que desperta simpatia e atitudes positivas no mundo.

Mas as enormes riquezas brasileiras só podem ser defendidas com um exército moderno e preparado, daí a importância de instituições como o CPOR-SP, onde são formados os futuros oficiais da reserva, base fundamental de qualquer sociedade que precise de armas modernas.

Conferir os exemplos e compartilhar as experiências com os americanos é uma excelente iniciativa e nossos soldados deixaram uma impressão de alto padrão e profissionalismo, que pode surpreender o menos informado, mas não quem conhece o trabalho que está sendo desenvolvido.

Não é novidade que o governo americano está modificando o conceito sobre Brasil, deixando de ver macacos, índios ou bananas como nossos representantes culturais para descobrir que somos uma sociedade moderna, dinâmica e cheia de idéias, positiva, alegre, pujante.

Claro, com enormes problemas a resolver, mas com o ingrediente mais importante que é a qualidade humana, como no caso destes nossos soldados.



Nosso comentário: Fica uma pergunta: Quem pagou a viagem? Se foi a união, porque não levar os primeiros colocados dos CPOR/NPOR do Brasil ao invés de privilegiar apenas o CPOR/SP?

Vamos aguardar as respostas, que serão publicadas, pois a coluna é democrática e presta o serviço de esclarecer.


Sr. Luiz Eduardo da Silva Schmitz

Para sua informação, há muitos anos que a empresa em tela patrocina a viagem dos primeiros colocados do CPOR/SP. O senhor foi infeliz e precipitado nos seus comentários, inclusive dando guarida a um suposto (e covarde) idiota "anônimo". Quanto a alusão ao Cel Barboza, foi uma grosseria total. O referido Oficial é um militar altamente qualificado e merecedor dos maiores elogios por sua brilhante carreira. Lamento esse tipo de notícia, preconceituosa e debochada, principalmente, partindo de um Oficial R/2. Sugiro que apresente suas desculpas pela atitude que desabona a Oficialidade da Reserva.

Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
Presidente do CNOR

Caro sr. Sérgio Pinto Monteiro, obrigado pelo seu esclarecimento.

"Meus amigos e amigas,
Esta notícia foi enviada pelo Cmt Ronald. É um fato altamente positivo, porque significa integração entre Exércitos. Vale ressaltar que a promoção esta iniciativa, ocorrente, há alguns anos, partiu do saudoso empresário Leon Feffer, executivo principal da Companhia Suzano de Papel e Celulose, cujo filho, David Feffer, é Oficial R/2 formado no CPOR/SP. Esta integração ocorre e torna, cada vez mais forte, o elo de ligação com o Exército dos EEUU. Relembro, nesta mensagem, que o Cel R/1 Infantaria Oscar de Abreu Paiva - Febiano foi, durante muitos anos, principal assessor do Dr. Leon Feffer que, sensibilizado pela nobreza do ato, propiciou o início das viagens aos EEUU, como prêmio aos melhores classificados no curso do CPOR/SP."
"Parabéns ao Comandante do CPOR/SP, por liderar a comitiva, com os Aspirantes melhores classificados, em suas Armas e Serviços e renovados agradecimentos ao Tenente David Feffer, principal Executivo da Companhia Suzano de Papel e Celulose,  por esta patriótica iniciativa. Dr. David Feffer  honra suas origens e seu Povo, assim como dá mostras de que é brasileiro de primeira grandeza."
São Paulo, 06 de novembro de 2011.
Márcio Mendes Gonçalves
1 Tenente R/2 de Infantaria

Caro sr. Márcio Mendes Gonçalves, obrigado por seu esclarecimento.

Fomos informado pelo sr. Luiz Mergulhão que a viagem dos alunos foram pagas pela Suzano e que isto é uma tradição antiga no CPOR de São Paulo. Parabéns a Suzano por esta iniciativa.

Aproveitamos a oportunidade para dois esclarecimentos:

1) Só transcrevemos uma postagem do blog de Ricardo Montedo (militar da reserva do Exército): http://montedo.blogspot.com/2011/11/aspirantes-r2-visitam-west-point-e.html

2) No ano de 2010 compramos uma espada e demos de presente ao aluno 1º colocado no NPOR do 4º GAC, pois nem a União, nem empresários R/2 locais, nem o poder público e nem a Associação de R/2 local o fizeram. 


Outra informação:



Luiz Mergulhao para mim
mostrar detalhes 16:33 (12 minutos atrás)
É bom filtrar as observações dos leitores... E sobre a barriga do Cel Barbosa foi de uma grosseria extrema, pois ele nem tem barriga. É um cara grandão como todo PE de Infantaria deve ser...

E é uma cara super competente e muito bem considerado pelo Gen Adhemar (CMSE) de quem foi sub no CCOMSEX...

Na Associação do Rio (e em outras) estamos recebendo doações e fazendo um Banco de espadas para emprestar no fim do ano aos Aspirantes.

Pode fazer o mesmo em JF

Um comentário:

  1. O desmonte das Forças Armadas teve início no governo Fernando Henrique. Tem conotação psicológica e visa a desmoralização. Lembro que durante aquele governo, houve época de meio expediente por falta de verba para alimentação dos militares. Esses governos de esquerda me dão nojo. PSDB, "social democracia"?, como se houvesse democracia que não seja social...

    ResponderExcluir