VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

AGENTES DE TRÂNSITO DE JUIZ DE FORA

Os 73 agentes de trânsito da Settra poderão emitir boletins de ocorrências em acidentes que não haja vítimas. Ainda não há uma previsão de quando o novo processo terá início, mas os profissionais estão sendo capacitados pela Polícia Militar para exercerem a nova função. O curso, ministrado por policiais do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran), aconteceu nesta segunda-feira (7) e deve terminar amanhã. As aulas ocorrem na Escola de Governo da Prefeitura. Os agentes foram divididos em quatro turmas. Ao longo do treinamento, eles aprendem como preencher os registros e como lidar com diferentes situações que até então era função exclusiva da PM.
O comandante do PPTran, tenente Jean Michel Amaral, informou que a nova parceria será importante para diminuir a sobrecarga do pelotão. "Nós registramos, em média, 40 ocorrências de trânsito sem vítimas por dia. Agora que os agentes da Settra poderão exercer tal função, acreditamos inclusive no aumento da eficácia da fiscalização. Ou seja, além de ir ao local do sinistro e registrar o BO (Boletim de Ocorrência) eles poderão até acionar o guincho caso seja necessário."
Segundo o chefe do setor de fiscalização da Settra, Jorge Lima, não é possível dizer quando a nova função será colocada em prática porque depende de alguns ajustes e autorizações. "Estamos discutindo, por exemplo, se os agentes terão acesso a informações sigilosas, como a identificação de condutores no sistema da polícia." Para isso, de acordo com Lima, ainda falta a autorização da Polícia Civil e a assinatura do convênio com as empresas que oferecem serviços de guincho.
Conforme tenente Jean, a parceria, como a que está sendo implantada na cidade, é pioneira no estado. A partir da efetivação dos trabalhos, os motoristas poderão acionar os agentes de trânsito por meio da Central de Atendimento da Settra - 3690-7400 -, ou pelo telefone de emergência da PM, o 190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário