VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 9 de junho de 2011


A história da Polícia Militar mineira se confunde com a história do estado de Minas Gerais, berço da democracia brasileira.
Foi no município de Ouro Preto que, em 1775, nasceu o 1º Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Por aqueles idos surgia também o maior movimento libertário do Brasil - a "Inconfidência Mineira" - liderada pelo Alferes Tiradentes, então membro desse 1º Regimento Regular de Cavalaria.
Desde aquelas épocas essa Corporação passou por denominações outras, tais como Corpo Policial de Minas, Guarda Republicana, Corpo Militar de Polícia de Minas, Força Policial, Brigada Policial, Força Pública e, finalmente, Polícia Militar de Minas Gerais, denominação adotada a partir de 1946 até nossos dias.
Atualmente essa corporação apresenta duzentos e trinta e seis anos de serviços prestados à Capitania, à Província e ao estado de Minas Gerais.
Nas patrulhas, nas diligências, nas rondas e nas guardas, desde os seus primórdios, vem a PM de Minas aperfeiçoando a sua vocação natural de mantenedora da ordem na consciência social e de guardiã da lei e da justiça em prol da cidadania do povo mineiro.
Além destas misses originais, e sem prejuízo delas, a Força Pública mineira sempre participou dos esforços pela unidade nacional quando isso se tornou imperativo. Nas trincheiras, nas ofensivas e onde fosse chamada pela defesa dos valores nacionais, ali foi verter sangue o soldado mineiro, dentro e fora de Minas Gerais.
Cultuando o passado, não fica, porém, a Polícia Militar de Minas Gerais assentada apenas em sua rica tradição. Ao contrário, trata-se de uma organização em acentuado processo de mudança, de crítica doutrinária, de reviso de fundamentos sociológicos e políticos, que conformam a sua constituição jurídica e técnica, que lhe possam assegurar o ajustamento às novas exigências da sociedade mineira, também ela em acelerado processo de mudança.
Nossos esforços têm sido no sentido de descentralizar a ação operacional para "afastar o soldado do quartel e aproximá-lo do povo", para dominar novas tecnologias e para aperfeiçoar técnicas de controle, de modo a assegurar as bases da hierarquia e da disciplina e preservar nossa identidade de instituição militar eficaz e leal.
A Polícia Militar de Minas Gerais cresceu e se modernizou, sedimentada nos princípios que norteiam sua razão funcional: os ideais de liberdade, o respeito aos direitos humanos e à cidadania.
Neste mister, o estado de Minas Gerais orgulha-se por apresentar um dos mais baixos índices de criminalidade violenta no Brasil e de ter a sua Capital, Belo Horizonte, reconhecida como a de melhor qualidade de vida da América Latina.




A Medalha Alferes Tiradentes

Criada por decreto em 1989, a medalha Alferes Tiradentes é a mais alta comenda da Polícia Militar de Minas Gerais.
Objetiva distinguir as personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à corporação.
A comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cujo valor e exemplo de acendrado amor à pátria transcendem as fronteiras do tempo.
A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se ao fundo a figura do Alferes Tiradentes e uma vista panorâmica de Ouro Preto.
Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, unidade da qual se originou nossa instituição.
Acompanham a medalha, além do diploma, a passadeira e a roseta correspondentes.

AGRACIADOS COM A MEDALHA ALFERES TIRADENTES POR REGIÕES E POR PRECEDÊNCIA:

4a REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR

General de Brigada Walmir Almada Schneider Filho, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada
Major Luiz André de Sá
Capitão Edmar Pires
Capitão Eduardo Araújo Rocha da Costa
Capitão Paulo Alex Moreira Silveira
1º Tenente Herivelton Camilo Soares
1º Tenente José Augusto Neves Viana
1º Tenente Miquéias de Souza Lima
Subtenente Ivanir dos Santos Marques
1º Sargento Ari Germano Pinto Filho
1º Sargento Carlos Alexandre Vieira Rosseti
1º Sargento Valéria Cristina Poggianella Esteves
Cabo Adriana Mara Nascimento Pujoni
Antônio Carlos Dias, Vice- Prefeito do Município de Tocantins
José Ferreira, advogado
FONTE: http://www.pmmg236anos.mg.gov.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário