VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Morre o general Antonio Luiz Rocha Veneu

O ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas, General-de-Exército Antonio Luiz Rocha Veneu, morreuna madrugada desta sexta-feira, 24 de junho, no Hospital Central do Exército (HCE), Rio de Janeiro.
Entre os principais cargos que exerceu, destacam-se: Integrante do Alto-Comando do Exército; Comandante de Operações Terrestres, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, e Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto a Organização das Nações Unidas (ONU).
 O velório será realizado na data de hoje, 24 de junho, até às 14h, no Museu Aeroterrestre, localizado no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, Vila Militar, Deodoro. E o sepultamento ocorrerá as 16h de hoje, no Cemitério de Marui, Largo das Barradas, Niterói.
O Comando Militar do Leste disponibilizará um micro-ônibus, para aqueles que quiserem acompanhar o sepultamento. Essa viatura sairá do Palácio Duque de Caxias (PDC) às 12h de hoje.
Biografia
Nascido em 25 de setembro de 1928, em Vassouras, no Rio de Janeiro, o General-de-Exército Antonio Luiz Rocha Veneu foi um dos Ministros de Estado na Chefia do Estado-Maior das Forças Armadas. Em 1948, ingressou na Escola Militar de Resende, onde foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Artilharia
Entre os anos de 1973 e 1975, o então Tenente-Coronel Veneu comandou o 11º Grupo de Artilharia de Campanha, no Rio de Janeiro. Durante este período, ele foi promovido a Coronel. Em março de 1979, matriculou-se como aluno no Curso Superior de Guerra, da Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro.
Por merecimento, o então Coronel foi promovido a General-de-Brigada em 31 de março de 1981 e logo foi nomeado Diretor de Movimentação. Em 1983, sua dedicação lhe rendeu a nomeação a Comandante da 14ª brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis, Santa Catarina.  Em 1985, foi convidado para Chefiar o Estado-Maior do 3º Exército, que em janeiro do ano seguinte passaria a ser o Comando Militar do Sul.
A promoção a General-de-Divisão ocorreu em 31 de julho de 1986. Paralelamente, o General recebeu um convite para dirigir a Diretoria de Especialização e Extensão, no Rio de Janeiro. Em dezembro de 1987, assumiu o comando da 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro. Cargo que deixou ao ser promovido a General-de-Exército em 31 de março de 1990. Já no novo posto, assumiu a Secretaria de Economia e Finanças, em Brasília.
O ano de 1991 foi marcante para a carreira do General. Em 07 de janeiro de 1991, foi nomeado o primeiro Comandante de Operações Terrestres. Em abril do mesmo ano, foi nomeado para o cargo de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, onde permaneceu até 1993. Já na reserva, desde março do mesmo ano, foi indicado para o cargo de Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil, junto a Organização das Nações Unidas (ONU), exercido no período de 25 Jun 1993 a 25 Jun 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário