VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Não existe idade: Aos 93 anos, prefeito mais idoso do Brasil é cassado por improbidade



O prefeito de Uraí (51 km de Londrina), Susumo Itimura (PSDB), 94 anos, foi cassado na madrugada desta quarta-feira (22), por decisão da Câmara de Vereadores do município. Por 6 votos favoráveis a 2, o legislativo tirou o direito de Itimura, considerado o prefeito mais velho do Brasil, de exercer o cargo. O vice-prefeito do município, Almir Fernandes (PPS), assume o executivo na manhã desta quarta-feira (22), às 9h.


Uma denúncia protocolada pelo vereador Ângelo Tarantini Filho (PMN) acusava o prefeito de utilizar notas frias. O processo de baseava em uma investigação do Ministério Público sobre o ex-secretário municipal de Esporte, Omar Mahamad, que apurava corrupção e desvio de verbas de obras inexistentes. A ação dos promotores indicava a cassação do prefeito por improbidade administrativa.
A Câmara de Vereadores abriu uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a denúncia, o que desencadeou uma Comissão Processante (CP) que também apontou pela cassação. O presidente da Câmara de Uraí, Altair Murilho (PTB), disse que o valor desviado apurado na CEI foi de pouco mais de R$ 11 mil. Já na CP, o montante se mostrou maior, mas o vereador não soube dizer o número exato.
Segundo Murilho, as irregularidades começaram no último mandato de Itimura, que foi reeleito. "A Câmara da época não levantou dados. Já no final do ano passado, o vereador Tarantini juntou cópias de documentos que incriminavam o prefeito. Os papeis mostravam pagamentos com notas frias, sem efetiva prestação de serviço, valendo-se de secretário formalmente exonerado", explicou.
O ex-secretário municipal de Esporte, Omar Mahamad, foi afastado pela justiça e seria o organizador do esquema de corrupção. Itimura nasceu no Japão e cumpria seu quinto mandato como prefeito de Uraí.
O presidente da Câmara acredita que os advogados do ex-prefeito entrem com ação para anular a votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário