VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A preocupante Copa cabalística

São de envergonhar as manifestações do ministro Valmir Campelo, do Tribunal de Contas da União, referindo-se ao Ministério do Esporte, que é o Comitê Gestor da Copa do Mundo.
        Selecionei três parágrafos do mais recente relatório sobre o assunto. Leiam com atenção e vejam se não é para preocupar:
Primeiro alerta
        Alertar o Ministério do Esporte que a Matriz de Responsabilidade encontra-se limitada às ações do primeiro ciclo e desatualizadas no que se refere a prazos e valores de diversas obras de mobilidade urbana, estádios, portos e aeroportos, o que prejudica a sua utilização como instrumento  de planejamento e controle das ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014...”
Segundo alerta
        Extrai-se daí que o Ministério do Esporte não possui mecanismos de acompanhamento que permitam a coordenação e consolidação de todas as ações do Governo Brasileiro. Constata-se a existência de ações sendo realizadas por outros órgãos e entidades do Governo Federal sem o devido monitoramento do órgão coordenador do Comitê Geral da Copa (que é o Ministério do Esporte).
Terceiro alerta
        Além disso, não obstante ter sido informado que o Sistema de Monitoramento da Copa encontra-se em funcionamento desde maio de 2010, é possível afirmar que o sistema ainda não cumpre a finalidade almejada”.
        Que tal?
        Pois mesmo tendo um órgão com este perfil, de desempenho altamente duvidoso e comprometedor, o ministro Orlando Silva atreve-se a afirmar que o estudo do consultor legislativo do Senado, Alexandre Guimarães, aqui publicado, tem números “cabalísticos e sem fundamento”.
Resposta
        Para não deixar dúvidas, Alexandre Guimarães reapresentou hoje mesmo os valores que divulgou, com fundamentação valiosa: a fonte das informações obtidas para o seu estudo são todas oficiais.
        Portanto, sem fundamento é a opinião do ministro.
        Político com discurso afinado de acordo com as circunstâncias e conveniências, não se pode esperar muito de Orlando Silva, diante de fatos reais.
        Logo ele, contestar o estudo de quem trabalha sistematicamente no assunto e faz disso um controle diuturno para não se perder nas contas malucas do governo?
Confrontação de fatos
        Para quem tiver dúvidas sobre a realidade dos fatos, que confronte o estudo de Alexandre, reconhecidamente um profissional experiente e rigoroso nas suas análises, com o desempenho do ministro, principal gestor da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário