VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 29 de junho de 2011

COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA - 18 ANOS DE CRIAÇÃO

Histórico do CMJF

O Colégio Militar de Juiz de Fora foi criado por meio da Portaria Ministerial Nr 324, de 29 de junho de 1993, iniciando-se a construção das instalações em módulos pré-fabricados.

Sua inauguração ocorreu em 18 de dezembro de 1994 com a presença do Exmo Sr Dr ITAMAR AUGUSTO CAUTIERO FRANCO, Presidente da República, e do Exmo Sr Gen Ex ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, Ministro do Exército. 

Seu primeiro Comandante, Cel Art QEMA RUBENS AMORIM SOUTO , assumiu a função em 01 de janeiro de 1995. Hoje, seu sétimo Comandante é o Cel Eng QEMA FLAVIO MÓRA GUARNASCHELLI.

As atividades iniciaram-se em 6 de fevereiro de 1995 com uma aula inaugural proferida pelo Gen Bda CÉSAR AUGUSTO NICODEMOS DE SOUZA, Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial, para um público de 294 alunos, distribuídos entre a 5ª e a 6ª Série do Ensino Fundamental e a 1ª Série do Ensino Médio, oriundos do concurso de admissão ou amparados por regulamento. 

A primeira solenidade ocorreu em 31 de março de 1995 com a entrega da boina aos alunos, cuja cerimônia foi presidida pelo Gen Ex CLOVIS JACY BURMANN, Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa.

Situado numa área total de 115.922 m² , dos quais 16.917 são de área construída, atualmente, o Colégio conta com as seguintes instalações: 30 salas de aula, 04 laboratórios (Física, Química, Biologia e Informática), sala de multimídia, biblioteca, auditório, sala de dinâmica, salas de clubes e grêmios, espaço alternativo para apresentações culturais, ginásio poliesportivo, piscina, campo de futebol e 04 quadras polivalentes. 

Dentro do Colégio funciona a Associação de Pais e Mestres (APM), sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, visando à assistência aos alunos comprovadamente carentes.

Nos seus 18 anos de funcionamento, o CMJF já conquistou na comunidade juizforana e no Sistema Colégio Militar do Brasil o respeito e a admiração pela excelência no ensino ministrado. 
Generais Cupertino e Schneider, Deputado Júlio Delgado e Cel Móra

O resultado desse trabalho é: centenas de alunos formados pelo Colégio, os quais já se encontram perfeitamente integrados na sociedade brasileira como cidadãos e líderes do novo século, seja no meio civil ou militar.

Missão

Os Colégios Militares são Estabelecimentos de Ensino que integram o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) formado por 12 (doze) Colégios Militares e pela Fundação Osório (um dos subsistemas do Sistema de Ensino do Exército). 

A missão dos Colégios Militares é ministrar o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª séries, e o Médio, de 1ª a 3ª séries, que hoje se enquadram nos níveis qualificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) como Educação Básica. 

O ensino no SCMB é ministrado de acordo com o que prevê a LDBEN; as leis e os regulamentos do Exército; as normas, as diretrizes e as portarias do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP); bem como as normas da Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) em vigor.

A todos os integrantes nossos parabéns, Colégio Militar orgulho de Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário