VISUALIZAÇÕES

sábado, 25 de junho de 2011

Museu Mariano Procópio planeja batizar os cisnes negros que nasceram no parque

Os cinco filhotes de cisne negro que nasceram no parque do Museu Mariano Procópio, no último dia 13, dia de Santo Antônio (padroeiro de Juiz de Fora), serão incluídos nas atividades do Clube Ecológico e deverão receber nomes por parte das crianças que participam do projeto. A informação é da bióloga da Fundação Museu Mariano Procópio, Maria das Graças Sarmento Duarte.

O Museu agora conta com 11 cisnes: um casal de cisnes negros, que gerou os cinco filhotes; e um casal de brancos. Os cisnes negros adultos dão crias pela segunda vez – a primeira foi em 2004. Os dois cisnes brancos também devem se reproduzir quando atingirem a idade adulta, aos cinco anos. No momento, eles ainda têm três anos e meio de idade.

“Os novos cisnes nasceram saudáveis e, segundo nosso veterinário, tudo indica que terão cria total, se não houver nenhum incidente”, afirma a bióloga. Ela explicou que, por enquanto, não se pode dizer os que são machos e os que são fêmeas, mas, assim que for possível, a ideia é introduzi-los no programa Clube Ecológico para receberem nomes.

As aves fazem seu ninho na beira do lago, pois, no dia seguinte ao seu nascimento, os filhotes já começam a nadar. O período de incubação dos ovos é de cinco a seis semanas.

O parque do Museu Mariano Procópio ficará aberto à visitação durante todo o feriadão, das 8h às 18h. Quem quiser apreciá-lo, poderá ver, além dos cisnes, uma vasta fauna, começando pela aquática, constituída de carpas, marrecos, garças e socó. 

Há, ainda, mais de 35 espécies de pássaros, além de preguiça, micos e borboletas. Trata-se de um sítio histórico, da segunda metade do século XIX, com 78.248 metros quadrados de área, onde predomina uma vegetação arbórea, na qual se destacam plantas típicas de jardins históricos e da Mata Atlântica. 

Há, também, um espaço com jardim simétrico, composto de canteiros característicos dos jardins franceses do século VIII. Isso sem contar as belas alamedas no entorno da área construída, espaço que, no momento, passa por reforma.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Mapro, pelo telefone 3690-8341.
MUSEU MARIANO PROCÓPIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário