VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 2 de maio de 2011

GINÁSIO POLIESPORTIVO DE JUIZ DE FORA


Na última semana, um aniversário amargo foi completado em uma das obras mais aguardadas pelo meio esportivo de Juiz de Fora. No dia 28 de abril, a construção do Ginásio Poliesportivo Municipal Jornalista Antônio Marcos Nazaré Campos completou exatos seis anos, desde que a construção foi anunciada pelo então prefeito Alberto Bejani, em 2005.
Os trabalhos para erguer o tão sonhado aparelho esportivo se arrastam desde aquela época, por causa de uma série de negociações, promessas e paralisações. O local chegou até a ganhar aspectos de abandono e ser saqueado. Mas, nos últimos seis meses, o que parecia que iria virar mais uma construção pública inacabada, cumprindo a história de diversas iniciativas Brasil afora, ganhou vida e se tornou um canteiro de obras movimentado, com máquina e homens trabalhando.
Hoje, quem passa pela área à esquerda da entrada principal do Estádio Municipal não vê mais sinais de desperdício, e sim surgirem os esqueletos de aço e concreto que darão forma ao ginásio. Depois de resolvidas questões da nova licitação para a execução dos trabalhos no fim de 2010, a construtora local Ribeiro Alvim reiniciou as atividades no canteiro de obras, e a impressão que se tem é de que, finalmente, o aparelho esportivo será concluído.
Segundo o subsecretário de Obras e coordenador de projetos, Francisco Cesário, se não houver imprevistos, a ideia é inaugurar o Ginásio Antônio Marcos em meados de 2012. "No que depender da vontade das secretarias de Obras e de Esporte e Lazer, com o ritmo que os trabalhos alcançaram hoje, se continuarmos sem outros percalços, iremos cumprir o previsto. O planejamento é concluir a construção em julho do ano que vem", prevê.
Com um interesse particular pela obra, pois o ginásio leva o nome de seu genro, morto em um acidente automobilístico poucos dias depois do anúncio da construção da arena, em maio de 2005, Cesário nutre um sonho. "Para mim, essa construção é especial por motivos afetivos. Gostaria até de acelerar o processo e entregá-la em seis meses, mas isso não depende de mim, infelizmente. Mas, quero estar aqui para levar meu neto (Thiago, de 6 anos, filho de Antônio Marcos) na inauguração no meio do próximo ano", deseja.
Engrenou
Segundo o engenheiro da Ribeiro Alvim responsável pela obra, Ricardo Guerreiro, a arena, que terá uma área construída de 6.800 metros quadrados e capacidade para 6 mil torcedores, apta a abrigar eventos nacionais e internacionais, atualmente está na fase de estruturação. "Estamos entrando na parte de estrutura mesmo do ginásio, fazendo os pilares das partes de arquibancada que serão suspensas, a parte de vestiários e a execução de muitas contenções para sustentar o restante da estrutura. Estamos em um ritmo bom, passamos por um período de muitas chuvas, exatamente na época de finalização das fundações e execução de muros de contenção, que acabou prejudicando a retomada dos trabalhos. Mas, esperamos que, entrando agora em um período de seca, possamos dar uma acelerada para cumprir o cronograma previsto e, em meados do ano que vem, estarmos concluindo essa construção", explica. 

Secretário busca mais recursos

Depois de ter que lidar inclusive com a dificuldade de contratar mão de obra, a construção envolve mais de 50 trabalhadores. "Estamos hoje com 57 homens aqui, entre a parte administrativa e de execução dos trabalhos. Por volta de julho ou agosto, queremos começar a montagem de estrutura metálica da cobertura. A previsão é de aumento do efetivo para isso ser feito", explica Guerreiro.
Enquanto os trabalhos de construção do Ginásio Municipal finalmente ganham ritmo acelerado, o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, ainda busca garantir algumas verbas extras para a obra, que tem previsão de consumir R$ 14,5 milhões. "Vamos atrás de outros recursos, estaduais e federais, para finalizar a obra com tranquilidade. Assim, vamos assegurar que o que tiver de ser melhorado possa ser. Queremos que se tenha um ginásio no melhor nível possível. Desejo mobilizar mais recursos até para, se for o caso, acelerar a obra, com o objetivo de fazer um ginásio que dignifique uma cidade como a nossa, que merece."
Miranda, que encara, desde que assumiu a pasta esportiva na Prefeitura, a construção do ginásio como um de seus maiores desafios, se diz ansioso para ver a arena concluída. "Hoje, os obras são estimulantes, em ritmo bom. No contato com o pessoal da Secretaria de Obras estamos sempre recebendo retornos positivos, e isso é gratificante. Tenho tanta expectativa pela conclusão do aparelho como os esportistas da cidade."
Depois de pronto 
Antes mesmo da retomada dos trabalhos do Ginásio Antônio Marcos, Renato já se preocupava em garantir que ele possa abrigar desde grandes eventos até a prática esportiva diária. "Foi grande minha preocupação em garantir que questões como as dimensões de quadra e os equipamentos para todos os esportes que o local vai atender fossem construídos como exigem as regras oficiais internacionais. Isso possibilitará, depois, termos competições em todos os níveis, do esporte de participação aos eventos mais importantes internacionalmente falando", explica.
Agora, a principal preocupação do titular da Secretaria de Esporte e Lazer é com as atividades futuras no local. "Meu foco agora é pensar lá na frente, principalmente em termos de utilização e de ocupação do Ginásio Municipal. Se ele não servir para ser um estímulo à prática esportiva em Juiz de Fora, não cumprirá sua principal função. Assim, acredito que temos que inaugurar com bons eventos, mas, principalmente, com a política de ocupação da arena já pronta. Estamos trabalhando nisso, buscando atender o maior número de interesses possível. Queremos abrigar os mais diversos projetos, desde as escolinhas até possíveis equipes profissionais locais, que hoje são até mesmo impossibilitadas de surgir pela falta de um ginásio adequado para a realização de competições de alto nível", deseja Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário