VISUALIZAÇÕES

domingo, 29 de maio de 2011

Novo Sistema de Avaliação do Pessoal Militar do Exército

“Patronos e Competências”
O atual Sistema de Avaliação do Pessoal Militar do Exército baseia-se na avaliação de competências observadas no desempenho profissional. Embora o conceito de competência seja relativamente novo, podemos identificar sua expressão na atuação dos militares ao longo dos séculos. A título de ilustração, faremos uma breve análise das competências de alguns patronos das armas do nosso Exército, cuja data natalícia é comemorada no mês de maio.
O Patrono da Arma de Comunicações, Marechal CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON, nascido em 5 de maio de 1865 na atual cidade de Santo Antônio de Leverger (MT), tornou-se célebre por sua atuação como sertanista e desbravador do território brasileiro.
O Patrono da Arma de Cavalaria, Marechal MANUEL LUÍS OSÓRIO, nascido em 10 de maio de 1808 na atual cidade de Tramandaí (RS), é considerado um dos principais chefes militares do século XIX, tendo desempenhado papel decisivo nas batalhas que consolidaram o Império Brasileiro.
O Patrono da Arma de Infantaria, Brigadeiro ANTÔNIO DE SAMPAIO, nascido em 24 de maio de 1810 na cidade de Tamboril (CE), é considerado um dos maiores militares da História do Brasil Independente, por sua excepcional atuação na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira, assim como nas que revidaram agressões externas na fase do Império.
O Patrono do Serviço de Saúde, General de Brigada JOÃO SEVERIANO DA FONSECA, nascido na atual cidade de Marechal Deodoro (AL), em 27 de maio de 1836, destacou-se por sua atuação como médico e como militar, promovendo significativos avanços na assistência em saúde no âmbito do Exército.
Com base nessa rápida análise de passagens da atuação de insignes patronos, pode-se visualizar a importância da existência de diferentes perfis no âmbito da Força Terrestre, caracterizados pelo domínio de distintas competências, de acordo com os conhecimentos, habilidades e atitudes mobilizados por cada integrante na execução de suas tarefas. A integração das diversas competências, situadas nos campos profissional, relacionamento interpessoal e espírito militar, em torno de valores e objetivos comuns, traduz-se na operacionalidade do nosso Exército, capacitando-o a fazer frente aos múltiplos e complexos desafios inerentes a cada momento histórico.
FONTE: www.exercito.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário