VISUALIZAÇÕES

domingo, 29 de maio de 2011

Ordem do Dia – Dia Internacional dos Peacekeepers

Neste dia, prestamos homenagem aos homens e mulheres que participam de operações de paz da ONU em todo o mundo e nos recordamos com gratidão de seus sacrifícios – que incluem muitas vezes a entrega da própria vida a serviço da paz.

Tropas da ONU têm salvado inúmeras vidas e produzido resultados tangíveis. Muitos países estão hoje em situação mais estável por causa de seus esforços, incluindo Namíbia, El Salvador, Moçambique, Angola, entre outros.
Hoje, a manutenção da paz das Nações Unidas está sob grande pressão devido ao aumento do volume e da complexidade das operações em todo o globo. Nos últimos anos, a ONU criou novas missões em rápida sucessão, o que aumentou não somente a demanda por tropas bem equipadas e treinadas, mas também por policiais qualificados. Cerca de 124.000 soldados de 115 países estão atualmente servindo em mais de uma dezena de missões ao redor do mundo.
Para aumentar a eficácia das missões de paz, estamos trabalhando para assegurar que os mandatos de manutenção da paz sejam credíveis e exeqüíveis. A liderança das missões precisa ser forte e estar amplamente respaldada do ponto de vista político. Da mesma forma, a construção da paz apresenta-se como crucial para o sucesso das estratégias de saída das crises que suscitaram a criação das missões de paz.
A Missão de Estabilização da ONU no Haiti (MINUSTAH) é um exemplo do que pode ser feito por meio da solidariedade internacional. O Brasil, ao liderar essa missão, afirma de modo inequívoco sua vocação para o altruísmo e o avanço dos valores humanistas.
Tragicamente, as Nações Unidas sofreram ano passado o maior número de baixas em um missão de paz, quando 96 soldados da MINUSTAH morreram no terremoto de 12 de janeiro no Haiti. Neles estão incluídos vários heróicos brasileiros.
Quando nos lembramos desses indivíduos e honramos as suas memórias, comprometemo-nos a apoiar continuamente os milhares de soldados e policiais mobilizados em todo o mundo, responsáveis por garantir que milhões de inocentes tenham suas vidas preservadas da barbárie da violência.
Para os capacetes azuis da ONU desdobrados em torno do mundo, e em especial para os oficiais e praças das Forças Armadas brasileiras que ora servem em missões de paz, registre-se aqui o meu muito obrigado pela sua dedicação, profissionalismo e coragem. O mundo, em geral, e o Brasil, em particular, está orgulhoso do trabalho que desenvolvem em prol da proteção de nossos irmãos mais vulneráveis e da construção de um mundo fraterno, justo e equilibrado.
NELSON AZEVEDO JOBIM
MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA
FONTE: www.exercito.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário