VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Barco com 104 pessoas a bordo vira no Lago Paranoá, em Brasília


Um barco com 104 pessoas afundou por volta das 20h30 deste domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília, durante uma festa. A suspeita dos bombeiros é de superlotação.
Segundo os bombeiros, até às 23h, 88 ocupantes da embarcação foram resgatados com vida e quatro continuam desaparecidos. Três helicópteros e cerca de cem agentes dos bombeiros trabalham nas buscas. Do total de pessoas a bordo, 12 eram tripulantes.
Havia quatro crianças no barco na hora do naufrágio. Um bebê de seis meses foi atendido em estado grave, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. De acordo com a estudante Aline Gin de Oliveira, de 24 anos, cunhada da mãe do bebê, a criança ficou cerca de 40 minutos submersa antes de ser resgatada.
Segundo Aline, a mãe do bebê, Valdelice Fernandes, de 34 anos, está desaparecida. Aline afirmou ainda que o barco falhou duas vezes antes de afundar e que uma lancha teria atingido a embarcação. A estudante disse que não havia coletes salva-vidas para todos os presentes no barco.
Barco passava por reformas

Antes de prestar depoimento na 10º Delegacia de Policia de Brasília, o comandante do barco, Airton da Silva Maciel, de 28 anos, disse à TV Globo que a embarcação passava por reformas. Ele afirmou que, frequentemente, se dirigia à casa de máquinas para checar se havia infiltração de água. Em uma dessas vistorias, ele disse que verificou a água entrando rapidamente. Em seguida, o barco começou a virar.

Parte dos ocupantes do barco recebeu os primeiros socorros no clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), que fica perto do local do acidente. Familiares das pessoas que estavam no barco começam a chegar ao clube em busca de informações, mas o acesso ao público está limitado.
Por volta das 23h15, algumas vítimas resgatadas começaram a deixar o clube. Uma das primeiras vítimas a deixar o local após receber os primeiros socorros, Jéssica Yvi, de 22 anos, disse que o barco começou a virar rapidamente. "Estávamos lá e, de repente, uma mulher pediu para todos irem para a frente do barco. Ele [o barco] foi virando e afundando", afirmou.
Magno Moreira, de 22 anos, contou que a festa era paga, com entrada a R$ 60, e tinha bebida liberada. “Uma hora depois de entramos no barco, fui ao banheiro e vi que começou a subir água. Logo depois, em dez minutos, a embarcação virou e afundou. Eu não sei nadar e me apoiei em um pedaço do barco que ficou para fora [da água]", contou. De acordo com o jovem, havia cerca de 20 de coletes salva-vidas na embarcação.
Em nota, a Ascade informou que o barco que afundou se chamava Imagination e que era de propriedade particular. De acordo com o convite da festa, que foi organizada por um buffet, a entrada de R$ 60 dava acesso à bebida liberada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário