VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 24 de maio de 2011

A GAIOLA DOS LOUCOS

Nada me impressionou mais neste festival de besteiras ditas pelo presidente da Câmara Municipal para explicar a compra dos carros do que sua declaração: “Queremos que (com um carro) os vereadores fiquem mais próximos da população”. Próximos em que sentido, cara pálida?

Por certo não será do ponto de vista econômico que a maioria da população não senta em banco de couro. Tampouco do ponto de vista ético que a população ficou longe dessa despesa imoral. Será “próximo” no sentido físico? Não creio. Em meio a tantos congestionamentos os vereadores quando muito conseguirão acenar para o povo da janela do seu Jetta 2012 de R$ 69 mil com cambio automático. O presidente Jorge Felipe teria sido mais político se tivesse dito: “Queremos que (com um carro) os vereadores ofereçam carona à população”.

Em nenhuma outra grande capital os vereadores gozam de tal privilegio. Mas o Rio é o Rio, você sabe. Uma cidade original, diferente das demais. Quer uma prova? Nenhuma outra grande capital tem vereadores atrás das grades. Não seria mais razoável que a Câmara pegasse essa grana dos carros e contratasse bons advogados para tentar livrar os dois coleguinhas da prisão? O presidente Felipe informou que eles não terão direito a carros porque estão presos. Ora, estão presos, mas continuam representando o povo (carcerário, pelo menos). Por que puni-los com mais um castigo? Deixa os carros estacionados na porta da cadeia para que a população desavisada saiba por onde andam seus vereadores.

Nesses tempos em que procuramos por soluções alternativas para os transportes vem esses senhores querendo botar mais carros nas ruas. Se a questão é aproximar-se da população – para melhor se comunicar com ela – por que não distribuíram celulares, que não atravancam o transito? Como se não bastasse o presidente da ex-Gaiola de Ouro declarou que com os recursos que vão sobrar daqueles edis que recusaram a mordomia “compraremos mais ônibus para servir às comissões permanentes da Câmara” (sempre achei que as comissões se reuniam em uma sala!!). Quer dizer, os vereadores devem estar articulando um plano secreto para paralisar a cidade.

O vereador Renato Martins justificou a compra informando que na Alerj – Assembléia Legislativa (para os que não moram no Rio) – todos os deputados estaduais tem seus carros oficiais. Eis aí o grande problema do país: os políticos nunca estão satisfeitos com seus próprios privilégios. Estão sempre de olho na galinha do vizinho. Os vereadores querem as mesmas mordomias dos deputados estaduais que aspiram as mordomias dos deputados federais que por sua vez sonham com as mordomias de Sarney e seus pares do Senado. É uma espécie de efeito cascata, só que de baixo para cima.

Às vezes penso que a democracia por aqui seria bem melhor sem o Legislativo.



FONTE: http://jblog.com.br/novaes.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário