VISUALIZAÇÕES

domingo, 22 de maio de 2011

Gen Ésper se despede do CPOR do Recife

No dia 28 de abril, o General de Exército Antônio Gabriel Ésper, Comandante de Operações Terrestres, visitou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R). Transferido para a Reserva Remunerada, a visita significou para o Gen Ésper e para o CPOR um ato informal de despedidas deste antigo comandante do Centro. Na ocasião, pôde reencontrar os militares, servidores civis e antigos alunos que estavam sob seu comando na Unidade, de 1992 a 1994. 
O Gen possui um histórico de um brilhante comando do CPOR. Anote-se também que foi um dos grandes responsáveis pela reativação do Colégio Militar do Recife (CMR), em 1994, após 6 anos sem funcionamento, trazendo para o interior das instalações do CPOR a sede provisória do CMR e assumindo o comando de ambas as Unidades naquele ano.
Para acompanhar esta visita estiveram presentes o Coronel Antonio Carlos de Souza, Comandante do CPOR/R, Cel João Wayner da Costa Ribas, Comandante do Colégio Militar do Recife, a Diretoria da Associação de Oficiais da Reseva(R2) do Exército – Recife, antigos comandantes e integrantes do Centro.
Destacaram-se na programação do evento: o canto da canção do CPOR, o Brado da Unidade, visita às instalações do Curso de Artilharia, apresentação do Simulador de Observação do Tiro de Artilharia criado pelo Cap Noélio Heluy Ferreira-Instrutor do Curso de Artilharia do Centro, e um almoço de confraternização.
Vale enfatizar o momento do Brado do CPOR do Recife. Foi a última vez na ativa que o Gen Ésper puxou, de viva voz, dispensando o auxílio do microfone, o brado que ele próprio criou em 1992, quando então Cmt do Centro. Conforme depoimento de antigos alunos ali presentes, o hoje General de Exército puxou o brado com a mesma garra, energia e vibração do então Cel Ésper, como se o tempo em nada tivesse alterado a sua paixão declarada em formar líderes-cidadãos do futuro. Missão essa que, conforme seu discurso, foi uma das mais gratificantes da sua carreira militar.


Brado do CPOR do Recife:
CPOR, quem somos?

"Nós somos os Legítimos Herdeiros dos Heróis de Casa Forte.
Em nosso quartel, aprendemos no hoje,
A defender a pátria,
A conduzir homens,
E a ser a voz civil do Exército, na sociedade do amanhã!"
[autor: Antônio Gabriel Ésper - 1992]

Nenhum comentário:

Postar um comentário