VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Iveco cria divisão de veículos de defesa e investe R$ 75 mi em nova unidade em Sete Lagoas

A Iveco anunciou na tarde desta segunda-feira que vai criar uma divisão de veículos militares cuja primeira ação será gerenciar o projeto do Veículo Blindado de Transporte de Pessoal (VBTP-MR), veículo anfíbio, que a empresa desenvolve em conjunto com o Exército Brasileiro. Nomeada Iveco Veículos de Defesa, a nova divisão começa com um investimento de R$ 75 milhões para a construção de uma unidade produtiva dentro do complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas. A nova área produtiva ocupará uma área de 18 mil metros quadrados e vai acolher a produção seriada das 2.044 unidades do VBTP já encomendadas pelo Exército, que está prevista para começar no segundo semestre de 2012. A expectativa é que a nova unidade crie 350 empregos diretos e os novos empregados serão treinados para tarefas especializadas e raras no mercado, como solda de aço balístico. 


A Iveco apresentou ao governador Antonio Anastasia o protótipo do VBTP-MR, batizado de Guarani. O governador de Minas Gerais destacou a importância do novo investimento da Iveco para a geração de empregos no estado e lembrou que, além de servir ao Exército Brasileiro, a unidade da empresa no Estado poderá exportar parte de sua produção.

“Estamos vendo a Iveco expandindo sua produção, abrindo uma nova unidade de negócios, a Iveco Veículos Defesa. Uma nova tecnologia. Em um primeiro momento, o Exército Brasileiro já contratando mais de 2 mil veículos. O investimento servirá de plataforma para outros veículos de defesa. Servindo não só ao Exército Brasileiro, mas para exportação, o que gera empregos, divisas e aquilo que é mais importante, valor agregado ao produto mineiro”, afirma Anastasia. O Exército Brasileiro já contratou a fabricação de 2 mil unidades do veículo.


Além do blindado, a nova unidade de negócios trabalhará na adaptação especial de caminhões Iveco para o uso militar, como já faz na Europa. O primeiro protótipo do VBTP-MR será exibido na Latin America Air & Defence (LAAD), a maior feira militar da América Latina, que começa no dia 12, no Rio de Janeiro. Após a exibição, o protótipo segue para o campo de provas do Exército Brasileiro em Marambaia (RJ), para um período de testes. Ao mesmo tempo, a Iveco Veículos de Defesa iniciará a construção de um lote piloto de 16 veículos previstos no período de desenvolvimento. 



GUARANI EM NÚMEROS

Veículo blindado anfíbio
18 toneladas
Tração 6x6
Capacidade: transporta 11 militares
Dimensões: 6,91 m de comprimento  / 2,7 m de largura / 2,34 m de altura


Nenhum comentário:

Postar um comentário