VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pela primeira vez, Auto de Natal é encenado no Complexo do Alemão


Pela primeira vez, o Auto de Natal da Arquidiocese do Rio de Janeiro foi encenado no Complexo do Alemão. A história do Nascimento de Jesus foi acompanha por uma multidão de moradores que compareceram à Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na noite dessa quinta feira, 22. 

O Auto de Natal emocionou e encantou os moradores do conjunto de favelas que lotaram o pátio da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na feliz expectativa que envolve todos os cristãos na preparação para o nascimento do Senhor. Houve também quem preferisse assistir a festa de camarote: as lajes e janelas das casas ao lado da Igreja também se encheram de animados fiéis que não perderam um só minuto das atrações. 

O evento contou com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Segundo ele, a Igreja, que há muito tempo se faz presente no Complexo do Alemão, também traz para esse ambiente opções culturais:

"Estamos aqui no Alemão há muito tempo com paróquias, projetos sociais, mas também trazemos cultura. E o auto de Natal é o mais importante ato cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Nós o trouxemos para cá, mostrando que a Igreja, além da liturgia, da evangelização, também traz atos culturais", afirmou.

Para o Coordenador de Eventos de Massa, padre Omar Raposo - que já atuou na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe — realizar o Auto de Natal no Alemão é um momento especial:


"A comunidade do Complexo do Alemão está comemorando um ano de pacificação e, hoje, temos a oportunidade de trazer esse grande evento de massa, que normalmente era encenado no centro da cidade, para cá. É uma noite de grande festa, a comunidade inteira está reunida. É Jesus nascendo nos corações", disse.

Antes do Auto de Natal, várias atrações musicais animaram os presentes. O grupo Arautos do Evangelho, de Nova Friburgo, apresentou uma cantata de natal, com músicas em diversas línguas, desde o inglês até o latim. O grupo, que é composto por 30 músicos, contagiou o público com o seu talento. A Banda da Policia Militar também se apresentou.

Por fim, foi a vez do Ministério de Música da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe cantar junto ao Pároco, padre José Carlos Passos. No repertório, músicas como Jesus Cristo e Deus é 10, além de canções natalinas.

Quando a Companhia de Teatro Julieta de Serpa subiu ao palco para o Auto de Natal, o silêncio tomou conta do local. Todos ficaram muito atentos para não perder um só detalhe da história do nascimento de Jesus. Cantores profissionais, vestidos de anjos, interpretavam as músicas enquanto os atores encenavam o Auto.

Ao final, o Arcebispo agradeceu pela presença de todos e deixou uma mensagem aos presentes:

"O ano de 2012 é como se fosse um caderno em branco. E as canetas estão em nossas mãos. Quem vai escrever nesse caderno somos todos nós! No que depender da gente, 2012 será um ano abençoado, escrito com letras de ouro. Que Deus abençoe a todos!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário