VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ambiente lança campanha Natal da eletrorreciclagem em estação do Metrô


A Secretaria do Ambiente lançou,  na estação do metrô da Carioca, a segunda edição da Campanha Natal da Eletrorreciclagem.
Até o dia 6 de janeiro de 2012, o cidadão que quiser se desfazer corretamente de aparelhos inutilizados, como televisor, computador, celular e videocassete, poderá depositá-los nos postos de coleta espalhados pela cidade. Além da Carioca, estarão recebendo equipamentos as estações General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, e Pavuna, na Zona Norte; a sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova; e a Fábrica Verde, em Bonsucesso.

A estimativa do secretário Carlos Minc é que a marca de 2010 seja superada:


- No ano passado, foram cerca de 1.500 kg de eletroeletrônicos. Este ano, queremos mais – disse ele.

Os aparelhos eletrônicos contêm metais pesados, como chumbo e zinco, que se forem jogados de forma inadequada no meio ambiente podem causar diversos danos à saúde, como vertigens, tremores, doenças respiratórias e irritabilidade.


Todo material recolhido durante a campanha será enviado para a Fábrica Verde, projeto da Superintendência de Território e Cidadania, da Secretaria do Ambiente, que transforma lixo eletrônico em inclusão digital.

Segundo o coordenador técnico do projeto, Leonardo Duarte, durante dois anos, 720 jovens do Complexo do Alemão, entre 17 e 30 anos, receberão capacitação em manutenção e montagem de computadores, além de participar de curso sobre cidadania, meio ambiente e empreendedorismo.


Rocinha ganha Fábrica Verde até março de 2012


Até março de 2012, a Secretaria de Estado do Ambiente deve estar inaugurando uma Fábrica Verde na Rocinha.

- A cada três máquinas doadas os alunos montam um ‘novo’ computador, que volta a funcionar em telecentros populares. Os alunos recebem uma bolsa mensal de R$ 120, e os melhores se tornarão monitores do projeto”, disse Minc.


O material que não puder ser reaproveitado pela Fábrica Verde será enviado para a empresa Reciclo Ambiental, em São Paulo, que dará a destinação correta ao material.


A campanha Natal da Eletrorreciclagem também estimula a logística reversa, processo previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do qual o fabricante se compromete com o destino final do produto que vende.


- Não estamos recebendo pilhas e baterias, por isso pedimos o apoio das lojas e dos fabricantes desse tipo de material. Dê um presente ao planeta neste Natal: não jogue o seu eletroeletrônico no meio ambiente - disse Minc.


São parceiros da campanha a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC), a Fábrica Verde e a Reciclo Ambiental, o Ministério do Meio Ambiente, o MetrôRio, a Febracom (Federação das Cooperativas de Catadores do Estado do Rio de Janeiro) e o Sindicato das Empresas de Informática (SEPRORJ/RIOSOFT).


Nenhum comentário:

Postar um comentário