VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Complexo do Alemão pode ter projeto como o ‘Música nas Escolas’



O superintendente de Cultura Luiz Augusto Mury disse acreditar na possibilidade de uma parceria com a prefeitura do Rio e com o governo do estado para implantar o "Música nas Escolas" no Complexo do Alemão. A OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) se apresentou no local, na sexta-feira, e, como a OSBM surgiu do projeto, Mury vislumbrou a possibilidade.

Segundo ele, a apresentação da OSBM no Complexo do Alemão serviu para promover uma aproximação entre a comunidade e a iniciativa desenvolvida em Barra Mansa, por isso acredita na possibilidade de parceria com os governos municipal e estadual locais. Ele lembrou que o grupo foi convidado para tocar no Complexo e afirmou ter ficado "muito feliz com o convite".

Utilizando a música como ferramenta pedagógica e de inserção social, o projeto foi implantado em 2003 pela prefeitura de Barra Mansa e hoje leva ensino musical a mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino. Ele é mantido pela prefeitura com o patrocínio da iniciativa privada - Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra -, por meio das leis de incentivo à cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura (governo federal).

A OSBM foi fundada em 2005 com músicos do projeto e sua formação atual conta com mais de cem jovens músicos, entre instrutores do "Música nas Escolas" e alunos de nível avançado do projeto. Na apresentação de sexta-feira (23) entraram no repertório, além de música clássica, canções da música popular brasileira. O grupo atuou sob a regência de seu diretor artístico e regente titular, Vantoil de Souza.

- A OSBM faz parte de um projeto (o "Música nas Escolas") que mostra que qualquer solução para os problemas sociais passa pela educação de qualidade e que a música é um elemento imprescindível no processo educacional que gera o crescimento do cidadão - afirmou Vantoil de Souza, que é também coordenador do projeto.

O prefeito Zé Renato (PMDB) destacou que não se surpreendeu ao saber que o concerto havia emocionado os espectadores.

- Já vimos a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa emocionar tanta gente, começando por nós mesmos, que já estamos acostumados a prestigiar os eventos, que não é surpresa saber que os moradores do Complexo do Alemão se encantaram com o concerto - disse.

A temporada oficial de concertos de 2012 da OSBM em Barra Mansa começa em março. A partir daí, concertos mensais são realizados na cidade, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário