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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

APÓS ENTRAR NO COMPLEXO DO ALEMÃO


Centro Comunitário promoverá capacitação, empreendedorismo e atividades culturais 

O Santander abriu nesta segunda-feira a primeira agência bancária da Vila Cruzeiro, comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro. A instituição segue a experiência da agência instalada no Complexo do Alemão em 2010, que promoveu a inclusão bancária de 1.200 pessoas e 100 pequenas empresas até hoje. 

"A abertura da agência da Vila Cruzeiro reforça o nosso compromisso de contribuir com a bancarização e o desenvolvimento social da população brasileira, tão importante neste momento de crescimento econômico que o país atravessa. 

Relacionamento ativo 

De 2006 a 2010, o número de pessoas com relacionamento ativo com os bancos cresceu 26,6%, enquanto a população adulta cresceu apenas 4%. É uma tendência, uma evolução da qual a Vila Cruzeiro não pode ficar de fora", afirma o presidente do Santander, Marcial Portela. 

"Teremos aqui não apenas uma unidade de negócios, mas uma central de relacionamento com os moradores. Acreditamos no seu potencial de transformação, em prol de todos. Aliás, a agência do Complexo do Alemão nos trouxe grandes aprendizados", acrescenta. 

Microcrédito 

O presidente se referiu à primeira agência do banco instalada numa comunidade, que também foi pioneira no local. A experiência mostrou que os moradores querem simplesmente ter acesso aos produtos e serviços como os demais clientes, que contam com o apoio do microcrédito para pequenos empreendimentos e buscam orientação financeira, oferecida na agência por meio de palestras. 

"Outra prova de que dá certo atuar na comunidade junto com os moradores é a geração de empregos local. Dos oito funcionários e prestadores de serviço da agência da Vila Cruzeiro, quatro são da comunidade. Além disso, uma das funcionárias da agência do Complexo do Alemão foi promovida para atuar aqui como gerente. Queremos que as pessoas façam uma carreira sólida e cresçam junto com o banco", relata o presidente. 
A operação de microcrédito do Santander, é outro bom exemplo, pois revela que 80% da renda gerada na comunidade fica na comunidade, resultando em aumento de renda e empregos e no fortalecimento do comércio local. 
O banco intensificará a operação de microcrédito no Estado, visando apoiar mais de 50 mil clientes até 2015 - atualmente, são 5 mil. 

Centro comunitário 

Além do atendimento aos moradores e comerciantes locais, o banco instalou no Centro Comunitário Vila Cruzeiro, com um Espaço Multiuso sobre a agência, voltado para a promoção da capacitação, do empreendedorismo e de atividades culturais. É formado por uma sala de treinamento e pelo Espaço Digital Santander Universidades, que oferece infra-estrutura para fomentar a inclusão digital. Também poderá ser aproveitado pela Associação dos Moradores, para atendimento social. 

O Espaço Multiuso é fruto de uma parceria entre o Santander Universidades - que já montou outros 45 Espaços Digitais em instituições de ensino superior em todo o país - e o AfroReggae. Está inserido no programa do banco chamado Comunidades Rio 2016. 
Pelo programa, os moradores da Vila Cruzeiro também serão beneficiados por concessões de cursos de idioma online, cursos de profissionalização e bolsas de estudos internacionais durante os próximos cinco anos. Ainda, o Santander concederá bolsas para o curso de empreendedorismo online da Babson College, referência mundial no tema. 

Crescimento 

O novo ponto de atendimento na Vila Cruzeiro faz parte da estratégia de crescimento da instituição no país, que prevê a abertura entre 100 e 120 agências por ano nos próximos três anos. Este ano, até setembro, inaugurou 93, sendo 12 no Rio de Janeiro. 

Atualmente, o Santander tem uma das maiores redes de atendimento do Brasil, formada por 2.294 agências, 1.437 PABs e 18.342 caixas eletrônicos. No Estado fluminense, são 447 agências e PABs e 340 pontos de atendimento eletrônico. 
"O Santander tem um vínculo forte e histórico com o Rio de Janeiro, onde construiu uma base sólida formada hoje por 1,4 milhão de clientes PF e 74 mil clientes empresas. Recentemente, anunciamos o plano Rio 100 em 5, pelo qual pretendemos dobrar os negócios no Estado em cinco anos", afirma o diretor executivo de Varejo, Pedro Coutinho. 
"Trata-se de um plano de desenvolvimento em conjunto com pequenas, médias e grandes empresas, entidades civis e governamentais e a população, no sentido de contribuir para o crescimento sustentável do Estado", complementa. 

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