VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Minas já soma 42 cidades em situação de emergência por causa da chuva


Minas Gerais já tem 42 cidades em estado de emergência por causa da chuva. A última cidade a integrar a lista foi Contagem, na Grande BH, depois da chuva que atingiu o município com granizo e ventos que passaram de 70 KM/h. De acordo com a Prefeitura de Contagem o decreto passa a valer nesta quinta-feira (29), e deve ser publicado nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial do Município. O cenário no bairro Nacional - o mais atingido pelo temporal em Contagem -  era de completa destruição, dezenas de árvores caíram, algumas delas atingiram casas, carros e postes de energia elétrica.

Pelo menos seis pessoas ficaram levemente feridas, uma casa desabou e outra caiu parcialmente. O vento forte causou o destelhamento de vários imóveis e o telhado de uma empresa de colchões caiu, ainda no bairro Nacional. Segundo a Transcon, várias ruas do bairro precisaram ser interditadas e, algumas delas, nem chegaram a ser sinalizadas já que as árvores caídas nas vias já indicam a interdição. A Transcon ainda não tem a relação de ruas que ficaram com o tráfego impedido no bairro. 

Segundo a Defesa Civil Estadual, os municípios de Lima Duarte, na Zona da Mata, João Pinheiro, na região Noroeste, Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Passabém, na região Central do Estado, decretaram estado de emergência nesta quinta-feira, 29. Segundo a Defesa Civil, a chuva vem causando estragos nos quatro municípios desde o dia 20 de dezembro. O estado de emergência permite que as prefeituras das cidades façam obras emergenciais sem a abertura de edital de licitação, o que aumenta a rapidez dos trabalhos.

Em Lima Duarte, o temporal do último dia 26 destruiu pontes e estradas. Já em João Pinheiro, a enchente do dia último dia 20 provocou inundações em vários pontos e danificou calçadas e ruas. Destruição de pontes também em Juatuba e Passabém. Nestas duas cidades, o vento forte destelhou casas, derrubou pontes e estradas.

Até esta quinta-feira a Defesa Civil Estadual contabiliza que 9.320 mineiros ficaram desalojados, 391 desabrigados, 32 feridos e dois morreram em decorrência da chuva. Já em relação aos danos materiais, 2.416 casas foram danificadas, 82 destruídas, 34 pontes danificadas e 45 destruídas. Ao todo, 2.109.991 de pessoas foram afetadas em todo o Estado.

Atualizada às 18h50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário