VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Parabéns ao Centro de Instrução de Operações na Caatinga (Petrolina - PE) pelos 6 anos de criação!


 O CIOpC teve sua semente lançada no ano de 1984, quando uma comitiva chefiada pelo General-de-Divisão HARRY ALBERTO SCHNARNDORF, Comandante da 7ª RM / 7ª DE, veio ao 72º BI Mtz com a finalidade de realizar pesquisas, colher informações e obter conhecimentos para a elaboração de uma doutrina inicial para a formação de um combatente especializado e apto a operar no ambiente de Caatinga.

 Já no ano seguinte, no dia 24 de fevereiro, realizou-se o primeiro Estágio de Operações na Caatinga, com duração de uma semana, tendo como Diretor o Coronel de Infantaria João LEITÃO Alencar, então comandante do 72° BI Mtz. A equipe de instrutores era composta pelos seguintes militares: Major Álvaro de Souza Pinheiro, Major Luis Carlos Gomes Mattos e Capitão José Ricardo Godinho Rodrigues. A turma pioneira teve como concludentes 20 oficiais do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Oito anos mais tarde, em janeiro de 1993, criou-se o Núcleo de Subunidade Escolar(NuSuEs), com a missão de conduzir os Estágio de Operações na Caatinga, tendo como seu primeiro Comandante o então Capitão de Infantaria Heitor Bezerra LEITE, como Instrutor o 2º Tenente Wander Robson Caetano Padilha e, como monitores, os Sargento Francisco Evilasio Rodrigues Duarte, José Ribamar da Silva Nunes e Valmir Vieira Barbosa. Ainda no mesmo ano, foi realizado o 1º Intercâmbio de Cooperação de Especialistas (ICE), envolvendo oficiais do Estado-Maior do Exército, oficiais do Exército dos Estados Unidos da América que participaram da Guerra do Golfo e oficiais do NuSUEs, quando foram discutidas semelhanças e diferenças entre o combate na Caatinga e em regiões de desertificação.

Em 1996, após inúmeros intercâmbios e troca de experiências, foi realizado o primeiro Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga com duração de duas semanas, composto de uma fase de adaptação e outra de operações, nos moldes dos estágios que até hoje são desenvolvidos. No dia 21 de Dezembro de 2005, por meio da Portaria n° 208, o Estado Maior do Exército aprovou as Diretrizes de Implantação do Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário