VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MENINGITE EM CABO FRIO II


Com o surto de meningite em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, os juiz-foranos terão uma preocupação a mais ao viajar. A cidade litorânea é um de seus destinos preferidos e já registrou dez casos da doença só em 2011, com quatro óbitos, de acordo com informações da Agência Brasil. Com isso, a procura pela vacina contra a moléstia em Juiz de Fora está, em média, 20 vezes maior do que o habitual. O preço da dose, que já está em falta em algumas clínicas, varia de R$115 a R$ 140. No SUS, a imunização faz parte do calendário básico em Minas Gerais, mas só é oferecida a crianças com menos de 1 ano de idade.
Segundo o médico responsável pela Clínica Crescer, Antônio Biscotto, apenas uma vacina era aplicada diariamente na unidade, e o número saltou para mais de 20 diárias na última semana. "Essa semana, a procura está ainda maior, porque as pessoas acabam deixando para a última hora. O estoque que tenho agora deve durar só até amanhã (hoje)."
De viagem marcada para Cabo Frio, a bancária aposentada Aparecida Arruda e sua filha Juliana foram garantir a imunização. "Cheguei a ligar para outras clínicas, mas só tive garantia de receber a dose nesta aqui", diz Aparecida, enquanto esperava na fila. Depois de saber do surto de meningite, o comerciante Roger Bersan também preferiu garantir a proteção. "Acho que todo mundo resolveu fazer o mesmo, porque já estou aqui há quase meia hora." Em outro estabelecimento da cidade, as doses se esgotaram ontem e um novo estoque chegaria hoje. De acordo com a recepcionista, o atendimento seria feito por meio de senhas.
Segundo o médico Antônio Biscotto, o correto seria que as pessoas mantivessem o calendário de vacinação em dia, o que evitaria o esgotamento das doses. "Ainda assim, o mais prudente a se fazer ao viajar para uma região com muitos casos da doença é ser imunizado." A vacina atinge um pico de imunização entre sete e 14 dias. "Mas é válido tomar a dose mesmo que a viagem esteja marcada para daqui a dois ou três dias, por exemplo, porque o efeito estará valendo quando o viajante estiver no local do surto", alerta.
A meningite tem várias formas virais e bacterianas, e as vacinas disponíveis na rede particular são aplicadas contra a meningite meningocócica (bacteriana) tipo C, o tipo mais comum no Brasil. Esta variedade da doença é transmitida pelo contato direto com o portador do meningococo, por meio de gotas expulsas pela fala, tosse, espirro ou beijo, por exemplo. A moléstia se caracteriza pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro, as meninges. É considerada uma doença grave, já que a infecção pode se tornar generalizada, levando até a morte ou deixar sequelas permanentes, como surdez, amputação dos membros e danos cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário