VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Zona Norte ganha duas áreas de lazer e oficinas



A Zona Norte ganhou ontem dois espaços de lazer com oficinas gratuitas. Em clima de campanha eleitoral antecipada, o prefeito Eduardo Paes, acompanhado do governador Sérgio Cabral, inaugurou a Vila Olímpica Artur da Távola onde ficava o antigo Jardim Zoológico de Vila Isabel, e a Praça do Conhecimento do Complexo do Alemão.

A área do antigo zoo, equivalente a 50 gramados do Maracanã, ganhou brinquedos e aparelhos de ginástica. Na vila olímpica, além de atividades durante a semana parainscritos, a piscina será aberta à população nos fins de semana.

Cabral e Paes pedalaram juntos e trocaram elogios dias após desentendimentos entre prefeitura e estado por conta de interdições anunciadas para obras da Linha 4 na Zona Sul e da proibição de ônibus intermunicipais pararem no corredor exclusivo BRS do Centro.

Ontem, a população comemorou o resultado, no Alemão pacificado, da parceria entre estado e município. A Praça do Conhecimento terá 100 computadores disponíveis para o público e haverá diversos cursos tecnológicos preparatórios para o mercado de trabalho. Segundo a prefeitura, a meta é certificar mais de 300 jovens em fotografia, produção de audiovisual, computação gráfica, além de montagem de computadores e de redes e outras especialidades. “Vou fazer curso de Web design. Quero arrumar logo um emprego”, comemorou Eugênio Barros Alcântara, 21, que mora na comunidade Nova Brasília. 

Localizada em antiga boca de fumo e ocupando cerca de 10 mil m², o espaço fica na Praça do Terço, Nova Brasília, ao lado do Cine Carioca. Interessados devem levar identidade com foto. O horário é de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Inscrições estão abertas 

Em Vila Isabel, o parque, aberto das 7h às 20h, passou por um ano de obras. Antes, segundo os moradores, a área estava abandonada e era perigosa devido à proximidade com o Morro dos Macacos, que foi pacificado há cerca de um ano. “A gente está consolidando o renascimento do Rio”, disse Paes, referindo-se às UPPs.

Quase 2 mil crianças e adolescentes já se inscreveram na Vila Olímpica, que terá treinamento em várias modalidades esportivas. Serão 5 mil vagas. Inscrições são de segunda a sexta no local. É feita avaliação de saúde e para frequentar a piscina é proibido o consumo de álcool.

Reportagem de João Paulo Gondim e Pâmela Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário