VISUALIZAÇÕES

sábado, 1 de outubro de 2011

COMPROMISSO DE PROTEÇÃO AO IDOSO


Diversas atividades marcaram o Dia Internacional do Idoso na cidade, comemorado neste sábado (1). Na Câmara Municipal, houve assinatura da carta compromisso, que reúne proposições em áreas como saúde, esporte, segurança pública, transporte e oito projetos de lei para proteção da terceira idade. Com o plenário lotado, a solenidade contou com representantes do Legislativo e do Executivo e de entidades ligadas à questão. O documento incluiu sugestões para promover mais qualidade de vida à parcela da população com mais de 60 anos. No evento, também foi apresentada pela UFJF a proposta de trabalho para elaboração do Diagnóstico da Terceira Idade de Juiz de Fora. Ainda foi divulgado no encontro o "selo de respeito ao idoso", que será conferido aos estabelecimentos comerciais que prezarem pela excelência no atendimento à classe.
A carta compromisso foi elaborada durante cinco meses pela Comissão Especial do Idoso, presidida pelo vereador Isauro Calais (PMN). O grupo é formado também pelos parlamentares José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB), Ana das Graças Rossignoli (PDT) e José Tarcísio Furtado (PTC), além de representantes de entidades. "Esse documento é um marco na história da Câmara Municipal. Estamos dando um passo importante para que as políticas públicas para o idoso sejam feitas em nível municipal, estadual e nacional", comentou Isauro, que também vai encaminhar o documento ao Ministério Público. Ele ainda avaliou os dados do IBGE do Censo 2010. "O Brasil tem 11,4% de população idosa, enquanto Juiz de Fora tem 13,6%. Daqui a três anos, esse número deve triplicar, chegando a 40%. Se não nos prepararmos, será uma catástrofe", completou o vereador.
Entre os projetos assinados pela comissão estão o que obriga as novas edificações a instalar barras de segurança nos banheiros, outro para ampliar para 30 minutos o tempo para os idosos nos estacionamentos rotativos e o que aumenta para R$ 2 mil o valor da multa para as instituições financeiras que assediarem idosos nas ruas oferecendo empréstimos consignados.
Representando o reitor da UFJF, Henrique Duque, o pró-reitor de Extensão, Marcelo Dulci, elogiou a iniciativa dos vereadores e disse que o diagnóstico deverá ser concluído em dez meses. "Esse modelo (carta compromisso) deveria ser passado para outros municípios. Nós da universidade somos muito preocupados com a questão do idoso." O diretor do Centro de Pesquisas Sociais da UFJF, Paulo Fraga, informou que a primeira etapa da pesquisa será quantitativa e por amostragem, sendo realizada em mais de dois mil domicílios. "Vamos buscar onde estão esses idosos e aplicar questionários. Depois teremos a parte qualitativa, a avaliação dos serviços oferecidos na cidade aos idosos e também da legislação existente."
Orientação e saúde
Em parceria com a Câmara, o Procon lançou hoje a Cartilha do Idoso, que fornece informações sobre empréstimo consignado. O encarte esclarece dúvidas e ressalta os cuidados que devem ser tomados antes da assinatura do contrato. Já no Calçadão da Rua Halfeld, uma tenda foi montada pelo Hospital Universitário (HU), que promoveu uma ação de prevenção, orientação e atendimento à terceira idade. A iniciativa contou ainda com músicas cantadas pelo grupo Recordando em Serenata, da Associação dos Aposentados. Já as atividades realizadas pela Amac ao longo da semana foram concluídas à noite com baile no Pró-Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário