Cerca de cem militares de várias partes do país vão realizar, em Juiz de Fora, o adestramento de tropas do Exército Brasileiro para apoiar os órgãos de segurança pública em operações que garantam a lei e a ordem.
De acordo com a 4ª Brigada de Infantaria Motorizada e Guarnição, o treinamento, que começa amanhã, acontece nas ruas dos bairros São Bernardo e São Benedito, ambos na Zona Leste, e Santa Terezinha, na região Nordeste.
Estão sendo capacitados homens e mulheres, devidamente treinados e equipados, oriundos de organizações militares de Juiz de Fora, São João Del Rei, Santos Dumont, Belo Horizonte, Niterói, Rio de Janeiro e Vila Velha.
Segundo o oficial de operações da 4ª Brigada, major Guimarães Silva, o adestramento é previsto no artigo 142 da Constituição Federal, sendo realizado todos os anos, sempre em locais diferentes. "O objetivo é a preparação de tropas para, caso seja necessário, atuar em conjunto com os órgãos de segurança pública para garantir a ordem.
Os militares estão sendo capacitados em diversas frentes, como patrulhamento, bloqueio de acesso, visão noturna e ocupação de pontos estratégicos", ressaltou o major. As atividades contam com o apoio das polícias Militar e Civil.
Como o major apontou, a capacitação não é destinada a uma situação específica, sendo, inclusive, empregada em caso de catástrofes, como aconteceu no município de Itaipava, na Região Serrana do Rio, quando, devido às chuvas, mais de 500 pessoas morreram em função dos estragos provocados pela cheia do rio que corta a cidade. Na ocasião, o Exército foi para as ruas prestar ajuda à população. "Esse deslocamento só acontece quando o Governo estadual faz uma solicitação ao Governo federal. Como o Exército Brasileiro é uma instituição nacional permanente, sempre que a nação precisar de nossa intervenção, temos que estar prontos para atuar e solucionar os problemas necessários", concluiu o major.
Nenhum comentário:
Postar um comentário