VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Operação Quebra-Cangalha II

No período de 24 de outubro a 1º de novembro de 2011, a 2ª Divisão de Exército realizará Exercício de Adestramento Avançado – OPERAÇÃO QUEBRA-CANGALHA II – com o objetivo de capacitar o Comando da 2ª Divisão de Exército, a 11ª Bda Inf L, 12ª Bda Inf L (Amv), de maneira integrada à Bda Inf Pqdt, a 1ª Bda AAAe, a Cia DQBN, o CAvEx e as OMDS/2ª DE em operações de defesa externa. O exercício se desenvolverá no Vale do Paraíba, abrangendo os municípios de Aparecida, Guaratinguetá, Piquete, Lorena, Cachoeira Paulista, Lagoinha e São Luis Paraitinga, no Estado de São Paulo.
     A concentração das tropas ocorreu no dia 24 de outubro. O Comando da 2ª Divisão de Exército expediu sua Ordem de Operações no dia 25, desencadeando os planejamentos das brigadas. Na noite do dia 26, a 11ª Bda Inf L realizou uma infiltração noturna e uma transposição de curso d'água de oportunidade no rio Paraíba do Sul, com apoio da Engenharia Divisionária, culminando a ação com o cerco e investimento da localidade de Cachoeira Paulista.
     A 12ª Bda Inf L (Amv), no dia 26 de outubro, infiltrou seus Pelotões de Reconhecimento visando ao assalto aeromóvel que será realizado no dia 28. No momento, encontra-se aprestada em Guaratinguetá.

A 2ª DE iniciou a sua ofensiva em direção ao País Marrom, empregando a 11ª Bda Inf L para conquistar a localidade de Cachoeira Paulista, após travessia de oportunidade noturna do Rio Paraíba, apoiada pelo 2º BE Cmb. O 12º GAC participou da preparação de fogos e a Cia DQBN executou a descontaminação de militares afetados por agentes químicos, em sua base de Piquete. 

A 12ª Bda Inf L (Amv) permanece aprestada, realizando seus ensaios para o Assalto Aeromóvel previsto para o dia 28 OUT. A DE recebeu a visita do Comandante Militar do Sudeste, que percorreu todas as tropas desdobradas na sua Zona de Ação, após almoço na base da Bda Amv, com a presença de militares da reserva e autoridades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário