VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 1 de julho de 2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES: GENERAL APRESENTA TRABALHO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RJ

General Gemid faz apresentação sobre os Jogos
Militares (Foto: Fellippo Brando/divulgação Alerj)


A menos de um mês para o início dos Jogos Mundiais Militares, a organização da competição das forças armadas deu algumas explicações do trabalho feito até agora para a recém criada Comissão Especial da Copa e das Olimpíadas. O grupo, instalado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, mostrou-se satisfeito com as informações passadas pelo General de Brigada Jamil Megid, durante uma audiência pública, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

- Nós tivemos, nessa primeira audiência pública, a oportunidade de conhecer o básico dos Jogos Militares. É claro que nós temos uma série de preocupações, mas a forma que o General Megid fez sua explanação nos deu uma razoável tranquilidade. Nós sabemos que a Copa e as Olimpíadas terão investimentos muito maiores, mas nesses outros eventos teremos a oportunidade de observar acessibilidade, transporte, segurança... – disse o presidente da comissão, Nilton Salomão.

Instalada oficialmente apenas na semana passada, a Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro tem como objetivo acompanhar os impactos econômico, ambiental, social e de legado urbano e fiscalizar obras dos seguintes grandes eventos esportivos: V Jogos Mundiais Militares 2011 do CISM, Copa das Confederações FIFA – 2013, Copa do Mundo FIFA -2014 e Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos de 2016.

Na audiência desta quarta-feira, o coordenador do Comitê de Planejamento e Operacionalização dos V Jogos Mundiais Militares, General Jamil Megid, fez uma apresentação geral de todo o trabalho que foi feito na organização da competição, disputada de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro. Após a explanação, Megid respondeu com segurança aos questionamentos feitos pelos deputados, que pareciam não dominar o assunto. A questão do orçamento, que chega a quase R$1,5 bi, foi um dos pontos abordados.

- Nós temos seis grandes projetos que realizam o trabalho de preparação dos jogos e que, obviamente, fazem parte do orçamento. É a construção das vilas dos atletas, a modernização de instalações esportivas, a preparação das equipes, segurança, a parte de tecnologia da informação e a parte de logística – explicou Megid.

O Mundial Militar, no entanto, parece ser a menor das preocupações da comissão fiscalizadora. A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 sãos os dois eventos que prometem exigir um maior acompanhamento dos deputados.

- Nós estamos extremamente preocupados com a questão dos cronogramas. Até o Mundial Militar, que comparado com os outros eventos é menor, também teve algumas dificuldades - disse Salomão.

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário