VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 28 de julho de 2011

MEMORIAL PRESIDENTE ITAMAR FRANCO

O Memorial da República Presidente Itamar Franco será apresentado, nesta sexta-feira, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF e pelo Instituto Itamar Franco, em conjunto com as filhas do ex-presidente, Georgiana e Fabiana Franco. 
O projeto guardará o acervo doado pelas filhas e, entre outros objetos, contém livros, quadros e documentos assinados por Itamar durante o exercício da Presidência da República. Há ainda um fusca que Itamar ganhou da Volkswagen em 1993, quando defendeu o retorno da produção do carro no Brasil. 

A concepção arquitetônica do memorial, que será acoplado ao prédio do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), é do arquiteto Rogério Mascarenhas. O revestimento será todo em vidro e material nobre e, segundo o autor, pretende mostrar a transparência com que Itamar guiou sua trajetória política.

A forma traz ainda uma marca registrada de Itamar, uma curva planejada para a fachada, que, num primeiro momento, lembra um "topete". A execução da obra, orçada em R$ 1,5 milhão, conta com aprovação de emendas parlamentares no Senado. 

A solenidade de assinatura do termo de criação será feita às 10h30, no Mamm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário