VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 19 de julho de 2011

Prefeitura de Juiz de Fora e Governo de Minas lançam programa Travessia Bairros na Vila Olavo Costa

O governador Antonio Augusto Anastasia e o prefeito Custódio Mattos lançaram, nesta segunda-feira, 18, o programa Travessia Bairros. A cerimônia aconteceu na sede do Curumim da Vila Olavo Costa, bairro que recebeu, pela primeira vez, a visita de um governador do Estado. A comunidade será a primeira no Estado a ser beneficiada com recursos do programa, que busca melhorar as condições de vida dos moradores através de uma série de ações focadas no desenvolvimento social, saneamento, saúde, educação, intervenções urbanas, entre outras. Está prevista a liberação de recursos na ordem de R$ 3,6 milhões para os investimentos no bairro.

Na chegada ao bairro, o governador foi saudado por um grupo local de Folia de Reis e assistiu a uma apresentação de dança dos alunos do Curumim. “Tive a felicidade de escolher a Vila Olavo Costa para ser o primeiro bairro, de uma grande cidade, a receber um programa revolucionário como o Travessia. O prefeito Custódio Mattos reestruturou Juiz de Fora e está devolvendo a autoestima dos cidadãos, e o Travessia é apenas o começo de muitas parcerias com o Governo do Estado. Voltarei aqui para verificar o que mudou e o que melhorou na comunidade, porque a função do Governo de Minas é estar aqui e melhorar as condições de todos vocês”, declarou Antonio Anastasia.

O prefeito Custódio Mattos relembrou sua primeira administração, quando trouxe o jogador de futebol Pelé na comunidade da Vila Olavo Costa, e o carinho especial que sempre teve pelo bairro. “É a primeira vez que um governador vem aqui, mostrando que temos uma grande preocupação com a questão social. E, agora, vamos realizar um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Governo de Minas para mudarmos a Vila Olavo Costa e fazermos dessa comunidade um dos melhores bairros de Juiz de Fora”, afirmou Custódio.

O programa Travessia Bairros é uma iniciativa do Governo de Minas que tem por objetivo promover a “travessia” da população em situação de vulnerabilidade social para uma condição de vida mais saudável e segura. O projeto visa a inclusão social e produtiva da população e uma melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.

Para definir o que será realizado na Vila Olavo Costa, foi feita uma detalhada pesquisa por meio do Programa estadual Porta a Porta. Cerca de 1.350 famílias foram visitadas e responderam a questionários que serviram para identificar as principais privações da comunidade. O resultado, denominado Mapa de Privações da Vila Olavo Costa, apontou, como necessidades da comunidade, uma maior atenção ao grau de escolaridade, desemprego e padrão de vida.

Com esses dados, a Prefeitura de Juiz de Fora elaborou o Plano Travessia, um documento que foi entregue ao governador contendo propostas e projetos para solucionar as necessidades identificadas no Mapa das Privações. A partir de agora, a equipe técnica do Travessia e a Prefeitura de Juiz de Fora darão início às intervenções urbanas e melhorias junto à comunidade.

Estiveram presentes no evento os deputados federais Marcus Pestana e Júlio Delgado; o deputado estadual Lafayette Andrada; secretários municipais, vereadores, autoridades civis e militares, além da comunidade local.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário