VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Assinada portaria de criação do Memorial da República Itamar Franco

Muitos laços afetivos unem a história do presidente Itamar Franco à nossa Universidade… Sem sua contribuição, certamente nossa história seria menor”. Assim o Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, resumiu, em seu discurso emocionado, a estreita ligação que o ex-presidente Itamar Franco tinha com a instituição. Na manhã desta sexta-feira, dia 29, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), foi assinada a portaria de criação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, firmando publicamente a transferência do acervo com a memória da vida política de Itamar Franco à UFJF.
“A escolha, por nosso pai, da Universidade como destinatária do acervo foi motivada por duas razões: a vontade de mantê-lo na cidade que tanto o amou e a certeza de que a Universidade, comprometida com a promoção da cultura e a preservação da memória nacional e local, daria a ele os fins a que destinou”, pontuou Georgiana Surerus Franco, em nome também da irmã, Fabiana, filhas de Itamar.
Georgiana, reitor Henrique Duque, Fabiana e o neto do ex-presidente (Foto: Alexandre Dornelas)
Convidado a falar um pouco sobre a relevância do homem público mais importante de Juiz de Fora, e grande homenageado do dia, o jornalista Paulo César Magela, resumiu a vida de Itamar em uma palavra: ética. “Itamar nos provou que é possível governar dessa maneira. Ele agia por convicção e certeza. A dúvida é preciso, mas é fundamental achar a verdade”, ressaltou.
O arquiteto Rogério Aguiar, apresentou o projeto, de sua autoria, do Memorial da República que vai abrigar o acervo com aproximadamente 302.400 correspondências populares dirigidas ao Presidente da República, mais de cinco mil títulos bibliográficos de expressivas áreas de saber, vultuoso arquivo de imagens e objetos pessoais. O prédio será edificado ao lado do Mamm, antiga Reitoria, no Centro da cidade, totalizando 810,50 metros quadrados de área construída em dois blocos distintos.
Cerimônia aconteceu no Auditório do Mamm (Foto: Alexandre Dornelas)
Como bem afirmou o Reitor, “maior que seu legado é o seu exemplo. Se o sentimento contido no acervo for bem explorado pelos responsáveis das exposições, os visitantes vão conhecer um outro Itamar: brincalhão, amável, cavalheiro”, salientou o diretor do Museu do Crédito Real, onde o acervo se encontra hoje, Roberto Dilly.
Para o ex-ministro da Educação do governo Itamar, Murílio Hingel, “estamos recuperando parte da história de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil, e a Universidade é o local ideal para esta homenagem, já que aproxima das pessoas a cultura, e o saber é uma de suas atribuições”. Segundo o prefeito Custódio Matos, “tudo o que o Brasil fizer para preservar esta história é pouco. O país deve isso ao Itamar. Exemplo permanente de homem íntegro”.
Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário