VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Senai-MT qualifica soldados do Exército de Mato Grosso

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Exército Brasileiro está possibilitando a qualificação de 388 militares em Mato Grosso. Ao todo, são dez cursos para jovens soldados, com o objetivo de proporcionar formação profissional a eles durante o período de serviço militar. A proposta é prepará-los para o mercado, de modo que eles possam trabalhar nestas ocupações após a fase de convocação ou atuem em ações cívico-sociais do Exército.

O investimento é do Senai-MT e as qualificações são oferecidas gratuitamente aos militares da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e do 9º Batalhão de Engenharia de Construção.

Os cursos disponibilizados são padeiro, confeiteiro, eletricista, instalador predial, montador e mantenedor de micro, mecânico de manutenção em automóveis, mecânico de manutenção em motocicleta, operador de microcomputador, pedreiro, pintor de obras, carpinteiro de obras e instalador hidráulico.

As aulas já começaram para os cursos de padeiro e confeiteiro, eletricista instalador predial, montador e mantenedor de micro, mecânico de manutenção em automóveis, eletricista instalador predial, pintor de obras, pedreiro e instalador hidráulico. E novas turmas serão abertas, tanto para os cursos já citados quanto para os demais, até que sejam qualificados os 388 alunos. 

Entre os municípios atendidos pela parceria estão Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e Juara. As aulas ocorrem nas instalações da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, além de unidades do Senai-MT.

A parceria entre o Senai-MT e o Exército ocorre desde 2008 e, desde o período, aproximadamente 500 militares foram qualificados nas áreas da construção, mecânica e alimentos. O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, ressalta que, além deste trabalho ser importante para a inserção dos militares no mercado, é gratificante para a instituição. 

"A disciplina militar evita a evasão de alunos e repercute em compromisso individual e coletivo para o bom aproveitamento dos cursos. Eles são muito dedicados e têm alto nível de desempenho. Com certeza eles saem preparados para trabalhar nas ocupações às quais se formaram", comenta.

Os cursos são oferecidos mediante dois termos de cooperação firmados entre o Senai-MT, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e o 9º Batalhão de Engenharia de Construção.

 "O Senai-MT é um parceiro constante do Exército, e a oferta destes cursos é excelente para nós, pois prepara os nossos soldados para enfrentar o mercado após o período de mobilização do oficial. Além da formação, eles irão concluir o serviço militar com um diploma do Senai nas mãos, que é reconhecido nacionalmente", explica o tenente coronel Bruno José Costa Schettino, da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.


Comentário: Um belo exemplo a ser seguido em outras partes do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário