VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Perigo: Airbus da TAM colide com balão a 12 mil pés, mas evita desastre

Um Airbus da empresa aérea TAM que decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), na última sexta (17), colidiu com um balão junino ao atingir 12 mil pés. 

O incidente, que vinha sendo mantido sob segredo até este site iniciar sua apuração, causou perda das informações de velocidade de um dos sistemas do pitot - instrumento de medida de pressão utilizado para medir a velocidade de fluidos, e mais especificamente a velocidade dos aviões. 

Como estavam preservados os sistemas secundário e reserva, após consultar o manual de voo os pilotos prosseguiram para Confins, já que o tempo para retornar e prosseguir do ponto de impacto era praticamente igual. 

O pouso foi feito normalmente e a aeronave foi atendida pela manutenção da TAM em Confins, tendo sido liberada no último sábado (18), após ser realizada uma checagem completa, com a substituição dos componentes afetados, danificados ou não. 

Após confirmar o imprevisto, a TAM afirmou que o assunto está sob investigação da área de Safety da empresa e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. 

A companhia alertou ainda para os riscos que a prática de soltar balões oferece, que pode provocar desastres aéreos ou prejudicar as operações do setor, como foi o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário