VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Museu Histórico Duque de Caxias abre seu acervo

O Museu Histórico Duque de Caxias recebeu nesta quarta-feira (15) de junho, às 9:00 horas, a visita de um grupo de cerca de 20 historiadores, museólogos e oficiais superiores do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército. O grupo esteve pisando pela primeira vez no solo do antigo casarão Fazenda São Paulo, onde, no dia 25 de agosto de 1803 nasceu Luiz Alves de Lima e Silva que se destacou na careira militar. O grupo foi liderado pelo general Eduardo Barbosa.
O museu guarda espada que pertenceu ao marechal.
O museu guarda a espada que pertenceu ao marechal.
Os visitantes foram recebidos pelo secretário de Cultura e Turismo, Gutemberg Cardoso, e pela professora Gladis Braga Figueira, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural do órgão. O município espera a colaboração do exército e de historiadores aos programas de Ação Cultural e Educativa que já conta com apoio do Departamento de Programas e projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

Localizado na antiga Fazenda São Paulo, onde nasceu o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Museu Histórico Duque de Caxias, no bairro Taquara, vai comemorar em março de 2012, 50 anos de existência. O local onde abriga peças de armas da época, algumas usadas pelo militar e utensílios domésticos da família do patrono do exército e do município. 

A inauguração contou, na época, com a presença de autoridades civis e militares, já que nos anos 70 Duque de Caxias era considerada área de segurança nacional, por causa da Refinaria Duque de Caxias – Reduc.

Entre as autoridades presentes à inauguração do Museu Histórico Duque de Caxias estavam o governador do Estado do Rio, Raimundo Padilha; o general comandante do Primeiro Exército, Silvio Frota; e o prefeito nomeado da cidade, general Carlos Marciano de Medeiros; o primeiro dos três interventores militares nomeados pelo governo federal. Os outros foram os coronéis Renato Moreira da Fonseca (1975 A 1978) e Américo Gomes de Barros Filho (1978 a 1982).


Nenhum comentário:

Postar um comentário