VISUALIZAÇÕES

domingo, 12 de junho de 2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES


Jobim inaugura vila para Jogos Mundiais Militares

Primeira das três Vilas de Atletas que serão utilizadas nos 5º Jogos Mundiais Militares, a Vila Verde foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 11. Localizada em Deodoro, a Vila é composta por 17 prédios de seis andares, que receberá cerca de 2.400 atletas e dirigentes de aproximadamente 100 países.

Entre as autoridades estavam presentes o Ministro da Defesa, Nelson Jobim; o Presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), Coronel Hamad Kalkaba Malboum; o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; o Comandante Militar do Leste, General-de-Exército Adriano Pereira Júnior; o Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa; e o Coordenador Geral do Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos Rio 2011, General-de-Brigada Jamil Megid Junior.

O sábado começou com a Cerimônia de Brevetação na 26ª Brigada Paraquedista. As autoridades então seguiram para o Ginásio de Esgrima e conheceram a pista de obstáculos que receberá uma das provas do pentatlo militar. Logo depois, o comboio seguiu até a Vila Verde. O Ministro da Defesa, Nelson Jobim proferiu um discurso e cortou a fita inaugural.

Vila Verde

Ministro Nelson Jobim
“Essa cerimônia se reveste de grande importância, um passo essencial para a organização dos 5º Jogos Mundiais Militares e para a realização desse ciclo esportivo que culminará nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Há que se pensar no legado palpável dos Jogos e esse é um dos principais exemplos. As Vilas de Atletas dos Jogos da Paz serão usadas por cerca de 5.500 atletas e 1.800 delegados de cerca de 100 países. Estou certo de que as Forças Armadas vão provar mais uma vez que são um exemplo de seriedade e correção. Expresso ainda o meu agradecimento a todos que estão trabalhando para o sucesso desses Jogos”.

General Peri
“Um projeto excelente. Uma execução muito bem feita. Acredito que, além do aperfeiçoamento dos nossos atletas e das nossas instalações, a construção da Vila Verde é o legado principal para o exército”.

Almirante Gambôa
"Estamos cumprindo os prazos, todo o cronograma para receber essa mega competição. Claro que pequenos detalhes podem acontecer fora do planejamento normal, mas tenho certeza que a competição será um sucesso."

Instalações de alto nível

Coronel Kalkaba
“É a primeira vez em toda a história do CISM que temos instalações desse nível. Sou extremamente grato pelo investimento e pelo enorme esforço dos brasileiros em fazer dos Jogos Mundiais Militares um evento de altíssimo nível”, afirmou o Cel Kalkaba, logo após visitar um apartamento modelo. “Tenho uma relação fraterna com os brasileiros. Já conheço algumas instalações, são todas de alto padrão”.


Metas cumpridas

General Megid
“O dia de hoje marca uma etapa bastante importante na organização dos Jogos. É uma satisfação ver que muitas metas estão sendo cumpridas. Já começamos a mobiliar os apartamentos. No final de junho faremos os testes finais para receber atletas, árbitros, delegados e uma série de observadores internacionais que estão pedindo credenciais, justamente pelo fato do Rio de Janeiro receber diversas competições, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. A inauguração das outras duas Vilas acontecerá em breve. Estaremos em condições de receber as pessoas em todas as vilas a partir do dia 8 de julho”.



União entre sociedade civil e militar

General Megid
"A união entre o público civil e o militar é extremamente importante. Apesar do nome, os Jogos Mundiais Militares são um evento público, da sociedade. Para o sucesso ser alcançado é necessário o trabalho de todos, uma forte integração. Acho que esse é o aspecto principal. A troca de experiências, de conhecimento é o que vai ficar na cabeça de todos, é o que será usufruído por todos após a competição."

Almirante Gambôa
“Acho que a nossa integração com a sociedade civil está muito boa. Faço um convite para que a sociedade participe conosco. Precisamos dessa energia do povo carioca”.


Admissão de atletas renomados pelas Forças Armadas

Almirante Gambôa
“Admitir jovens talentosos nos esportes para representar bem o nosso país já provou ser uma decisão extremamente acertada. Temos que pensar grande. Estamos bem até nos esportes que a gente tinha pouca expectativa. Estou muito animado e confiante pelos resultados que os nossos atletas estão conquistando nas competições pré-Jogos. Estou a vontade para dizer que vamos nos sair muito bem.


Celebração da paz

Almirante Gambôa
“Promover a paz sempre foi uma das finalidades dos Jogos Olímpicos. Com os Jogos Mundiais Militares não será diferente. Será uma celebração da paz. Um momento histórico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário