VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Forças Armadas vão deslocar cinco mil militares para a fronteira

As Forças Armadas devem deslocar cerca de cinco mil militares para cinco pontos estratégicos da fronteira, numa operação coordenada com a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional de Segurança (FNS). A “Operação Ágata” será deflagrada nos próximos dias, abrangendo Sul, Centro-Oeste e Norte, e deve complementar o patrulhamento ostensivo - liderado pela PF - nos 16 mil quilômetros de fronteiras terrestres. Paralelamente, Brasil e Colômbia negociam acordos de cooperação militar e patrulhamento de fronteiras para frear o trânsito de traficantes e contrabandistas.
A cooperação entre civis e militares brasileiros nos pontos críticos da fronteira - entre eles locais até hoje fora da tradicional rota da criminalidade - foi anunciada nesta quarta-feira pelos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Nelson Jobim (Defesa). Mas o governo não anunciou custos nem cronograma, como previsto. Segundo Jobim e Cardozo, faltam acertos técnicos para formalizar o acordo, o que deve ocorrer semana que vem.
Os ministros limitaram-se a apresentar o Centro de Operações Conjuntas (COC), sala de comando na sede da Defesa. Militares e policiais terão assento para redimensionar planos, monitorar o sistema de defesa e contabilizar aeronaves ou embarcações que ofereçam risco ao território nacional. Cardozo afirmou que não faltará dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário