VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Exército vem a Iguape/SP e conquista simpatia de todos

O balanço da passagem do Exército brasileiro que esteve em manobras de 23 a 22 de maio em Iguape, foi altamente positivo. A troca de conhecimentos e experiências com vários setores do Município fortaleceu o sentimento de segurança da população e mostrou novas opções de parcerias. Nestes cinco dias soldados, e oficiais deram exemplos de cidadania, disciplina e organização, além de oferecer alguns serviços de atendimento como exames médicos de rotina. Um novo encontro praticamente já foi marcado, depois de almoçar com o General Araujo Lima, a prefeita Maria Elizabeth Negrão convidou o destacamento para participar dos festejos de aniversário da cidade em dezembro.
Foram quatro dias de uma convivência sem precedentes. De um lado um destacamento formado por cerca de 100 homens, veículos e aeronaves organizadamente instalados nas dependências do Centro de Eventos e com base comunitária na praça da Basílica. De outro lado, crianças, jovens, adultos e autoridades envolvidas em várias atividades que agitaram a cidade, principalmente no dia 25 quando os militares se juntaram ao povo para somar pontos no Dia do Desafio.
No acampamento montado na praça da Basílica o público pode ver uma mini exposição de equipamentos, veículos e armas. Para a garotada os soldados fizeram exibições interativas de arvorismo (andar sobre cordas suspensas), pintura de camuflagem no rosto para andar na mata, exercícios de ginástica e várias outras atividades. Os adultos aproveitaram os militares formados em áreas da Saúde para medir pressão arterial, realizar testes de glicemia e verificação de índices biométricos (peso, altura e massa corporal).


A movimentação dos militares teve apoio das Polícias Militar e Civil com trocas de informações sobre monitoramento de pontos com maior incidência de violência. “Nossa ação no Vale do Ribeira fazem parte de um amplo programa de Ações Urbanas do Exército. Esta é a 7ª. edição do exercício de Garantia da Lei e da Ordem – Exercício Anhanguera – e esta foi a Operação Ribeira, que fizemos em doze municípios do Vale: Peruíbe, Miracatu, Iguape, Ilha Comprida, Pariquera-Açu, Cananéia, Cajati, Jacupiranga, Registro, Eldorado, Sete Barras e Juquiá. O objetivo maior é manter o contato com a comunidade oferecendo suporte, trocando informações e preparando a tropa para possíveis ações de pacificação e controle da ordem urbana”, informou o General Araujo Lima.
O destacamento do Exército em Iguape/SP teve a participação de militares de várias partes do país, mas a maioria era composta pelos homens do 4º BIL – Batalhão de Infantaria Leve – Raposo Tavares, que fica na cidade de Quitauna, em São Paulo. “Para nós foi um prazer e uma honra estar em Iguape. É uma cidade linda, merece o título de Princesa do Litoral e o povo é muito acolhedor. Poucas vezes nos sentimos tão bem fora de casa como foi aqui em Iguape. Esperamos voltar em breve”, declarou o Tenente Coronel Darkenwald, comandante do 4º BIL.
Se depender do encontro da prefeita Beth Negrão com o comandante da operação General Araujo Lima, no almoço oferecido pela tropa no dia 25, o dia já está marcado. “Convidei o General para trazer um destacamento e a Banda Sinfônica para participar dos festejos do dia 3 de dezembro, aniversário de Iguape. Seria maravilhoso uma composição musical com a banda do Exército e a nossa banda Maestro Aquilino Jarbas de Carvalho”, informou a prefeita.
E o desejo de ver de novo a corporação militar na cidade não é só da prefeita. Os vereadores que participaram do almoço, representados na mesa das autoridades pelo presidente da Câmara Municipal, Assael de Souza Ribeiro também ficaram perplexos com a organização da operação. “Esse tipo de presença sempre traz à tona a cultura de valores morais e éticos, bom principalmente para nossos jovens”, destacou Assael.
Jovens como os alunos da Escola Estadual Coronel Jeremias Junior que participaram do desfile cívico militar na tarde do dia 25 transformando o Centro Histórico em um ambiente festivo e de muita emoção. O desfile que teve soldados, armas e veículos do exército foi prestigiado pelos representantes dos três Poderes municipais: as Juízas de Direito Patrícia Svartman Poyares e Fernanda Alves da Rocha Branco, a Prefeita Maria Elizabeth Negrão Silva e o presidente da Câmara Assael Souza Ribeiro e cerca de mil pessoas. Antes do desfile a Banda Sinfônica do 4º Batalhão de Infantaria Leve deu um verdadeiro show com um rico repertório de músicas populares que mereceu o aplauso de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário