VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comando Militar do Planalto

As Organizações Militares de Artilharia do Planalto Central comemoraram, no dia 10 de junho, o Dia da Arma de Artilharia na guarnição de Brasília, em solenidade militar realizada no 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC). 
A cerimônia foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, General-de-Exército Francisco José da Silva Fernandes, acompanhado pelo Comandante Militar do Planalto, General-de-Divisão Araken de Albuquerque, de Generais do Alto-Comando do Exército, de ontem e de hoje, autoridades civis e militares, convidados, alunos do Colégio Militar de Brasília (CMB) e militares artilheiros da guarnição de Brasília. 
Durante a solenidade, o patrono da Arma, Marechal Mallet, foi homenageado e a mensagem alusiva destacou seu legado e as tradições herdadas dos artilheiros do passado. 
A tropa foi especialmente formada por integrantes do 32º GAC e da 1ª Bateria de Artilharia Antiaérea. Abriu o desfile, um grupamento composto por artilheiros, da ativa e da reserva, convidados para a cerimônia. 
Na sequência, o desfile motorizado foi composto por viaturas de Artilharia, como o Obuseiro L118 Light Gun, do 32º GAC, unidades de tiro do Míssil Antiaéreo Portátil IGLA 9K38, do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, e uma viatura Lançadora Múltipla – ASTROS II, do 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes. 
O desfile hipomóvel foi realizado pela Bateria de Cerimonial Caiena com seu histórico uniforme da Artilharia do Exército Imperial. Criada em 1986, atualmente, é empregada no cerimonial militar da Presidência da República, realizando salvas de gala para Chefes de Estado e autoridades em visita oficial à capital federal, além de participar de solenidades no âmbito do Comando Militar do Planalto. 
Para a formatura, a Bateria apresentou-se com quatro viaturas-peça de canhão Krupp de 75mm a duas parelhas, tracionadas por cavalos da raça Bretão Postier e Percheron. Ao final da cerimônia, a Bateria Caiena realizou uma demonstração de Entrada em Posição.

FONTE: www.exercito.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário