VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CARA DE PAU: MINISTRA DIZ QUE COMISSÃO DA VERDADE DEVE FOCAR OS MILITARES, E NÃOS "AS PESSOAS QUE LUTAVAM POR DEMOCRACIA NO PAÍS"

'Comissão da verdade não é revanche', diz Maria do Rosário

A ministra Maria do Rosário, da pasta de Direitos Humanos, afirmou na noite desta quarta-feira (15), em Salvador, que o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade não deve contemplar a obrigação de investigação sobre crimes cometidos por grupos opositores ao regime militar.

Vários integrantes do PT e do governo, como a presidenta Dilma Rousseff, estiveram envolvidos na resistência armada ao regime militar.

Enviado ao Congresso há cerca de um ano pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto cria uma comissão para apurar e produzir o relato oficial sobre violações aos direitos humanos praticadas durante a última ditadura no País (1964-1985).

O texto, que tramita em comissões na Câmara, sofre contestações tanto de militares da reserva como de militantes de esquerda. Setores militares querem incluir no texto a previsão de investigação de crimes cometidos por integrantes da luta armada, e defensores de direitos humanos defendem que não haja, como prevê o projeto original, depoimentos confidenciais durante a apuração.

Para a ministra, o texto deve ser aprovado como está. “Ele é fruto já de uma construção, de um diálogo importante e de um amadurecimento da sociedade brasileira.”

Maria do Rosário afirmou que a defesa da investigação de ações de opositores ao regime pressupõe a ideia de que havia uma guerra em curso no País, avaliação da qual diz discordar.

“Não havia uma guerra no Brasil. Havia jovens de movimentos estudantis, gente da comunidade, sindicalistas, um povo lutando pela democracia, e por outro lado a força dos porões do Estado, o aparelho de repressão que mandava prender, matar e jogar no mar. É inaceitável que em um Brasil democrático a gente pense em resistência à repressão e à ditadura em grau de igualdade com a violência de Estado”, afirmou a petista.

Um comentário:

  1. Essa eu conheço bem. Fez faculdade na Ufrgs (ou seja, de graça)e fez "carreirismo" no DCE, entrando após no PCB do B (comunismo só existe na Brasil). Agora é umas das farsantes do PT.
    Meu Comandante no Exército foi o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e meu professor de Técnicas de Interrogatório na Academia de Polícia foi o Delegado Pedro Seelig. Só lamento não ter me esforçado mais nos anos 70...
    Leiam em meu Blog. Para facilitar é só digitar no Google: PT E SEUS FARSANTES - PARTE 1 JOSECARLOSKAYSER.BLOGSPOT.COM (a parte 2 será sobre Maria do Rosário) e BATEU SAUDADE JOSECARLOSKAYSER.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir