VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vaticano: Beatificação de João Paulo II será em 1º de maio de 2011


O Vaticano exortou os fiéis nesta terça-feira a não deixar que notícias sobre multidões enormes ou problemas com hotéis os impeçam de ir a Roma para a beatificação do Papa João Paulo II, no dia 1º de maio. A Santa Sé também revelou que o corpo do pontífice será exumado no próximo dia 29, por conta da cerimônia. Até a data da beatificação, o corpo permanecerá na Cripta Vaticana, em uma maca, coberto por um manto branco, diante do túmulo de São Pedro. O local ficará fechado ao público.
O Vaticano já começou a contagem regressiva para o que será o maior evento na capital italiana desde a morte de João Paulo II, em 2005, quando milhões de pessoas acompanharam o velório e o funeral do Papa.
- Convido todos a virem a Roma. Roma está pronta. Não hesitem em vir ou em convidar outras pessoas - disse o padre Caesar Atuire.
O Vaticano prevê a chegada a Roma de pelo menos 300 mil pessoas - dezenas de milhares das quais da Polônia, o país de origem de João Paulo II - para os três dias de eventos nos quais o Papa será beatificado, o último estágio antes de sua canonização.
Alerta contra falsários
O Vaticano já alertou os fiéis para se precaverem contra falsários, especialmente na Internet, que estão vendendo ingressos para a cerimônia de beatificação. Não serão necessários ingressos para nenhuma das cerimônias.
Autoridades do Vaticano disseram em entrevista coletiva que estipularam com a associação de hoteleiros de Roma um "pacto ético" pelo qual os membros da associação prometeram não elevar os preços das diárias de hotel durante os eventos, quando se prevê que haverá falta de vagas.
As autoridades disseram também que a segurança da multidão será feita pela polícia e centenas de voluntários. Telões serão dispostos em vários pontos de Roma, sendo que haverá 14 apenas na Via della Conciliazione, a avenida que vai do rio Tibre à praça São Pedro.
A "estrela" dos eventos em Roma será a freira francesa Marie Simon-Pierre, de 49 anos, que teria sido curada milagrosamente do mal de Parkinson meses após a morte de João Paulo II, depois de ela e outras freiras terem orado para ele.
Bento XVI presidirá missa de beatificação
Os três dias de eventos começam na noite de 30 de abril, quando uma vigília de orações prevista para atrair várias centenas de milhares de pessoas será realizada no Circus Maximus de Roma, onde os romanos da antiguidade promoviam corridas de cavalo e bigas.
Vários dos colaboradores mais estreitos de João Paulo II vão discursar para a multidão, incluindo seu secretário de longa data, o cardeal Stanislaw Dziwisz, e seu porta-voz, Joaquin Navarro-Valls.
O Papa Bento XVI vai presidir a missa de beatificação em 1º de maio, e seu secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone, fará a Missa de Ação de Graças na praça, no dia seguinte.
Para que uma pessoa que já morreu seja beatificada, é preciso que a Igreja ateste que ela intercedeu junto a Deus para fazer um milagre de outro modo inexplicável pela medicina.
Para que João Paulo II possa ser canonizado, a Igreja terá que atestar a ocorrência de um segundo milagre após a beatificação. No funeral dele, em 8 de abril de 2005, as multidões gritaram "Santo subito!," pedindo que ele fosse canonizado imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário