VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OFICIAIS DA RESERVA DE SÃO PAULO


Um grupo de alunos do curso de Infantaria, da turma de 1952, que fizeram o curso do CPOR/SP – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, no período de dezembro de 1950 a agosto de 1952, formaram uma forte amizade diante das dificuldades encontradas para a realização das várias etapas do curso. Sob o incentivo do Instrutor Chefe do Curso de Infantaria, Capitão José Thomaz e dos oficiais responsáveis pelas quatro escolas, o que é lembrado pelo colega Canto Pereira, referindo-se ao próprio Capitão José Thomaz, responsável durante o curso pela primeira escola, do Tenente Sigaud pela 2.ª escola, do Tenente Sérgio Gouveia pela 3.ª escola e do Tenente Olintho Oyama de Almeida, pela 4.ª escola, concluindo que a melhor forma de permanecerem unidos, após completarem o curso, seria constituindo uma Associação que reunisse os Aspirantes e Oficiais da Reserva do Exército. Inicialmente, durante e após o curso, passaram a se reunir numa dependência em cima da garagem da residência do colega Fernando Montenegro, na Rua Antônio Carlos, próximo à esquina da Rua Augusta, no bairro da Aclimação, na Capital de São Paulo.
Dos diálogos e das discussões, chegaram à conclusão de criar uma entidade representativa, com personalidade jurídica de direito privado, que pudesse pela sua diretoria, conselhos e departamentos, representar o Aspirante e o Oficial da Reserva perante todos os órgãos constituídos e, em especial, as Forças Armadas, em todo o território nacional.
A preocupação primeira foi a de que essa entidade deveria reunir o maior número de Aspirantes e Oficiais da Reserva, os denominados R/2, que significa Reserva Não Remunerada.
O primeiro passo, objetivamente, foi criar uma comissão provisória com a responsabilidade de elaborar o anteprojeto do Estatuto.
A comissão foi formada pelos então Asp Of, tendo como presidente Luiz Carlos do Canto Pereira, como tesoureiro Luiz Chebl Massud e como membros Anadyr Pinto Adorno, Fernando Montenegro e Antônio da Costa Neves Neto.
Reinava um ambiente sadio de entusiasmo e de bastante compreensão, um clima festivo de comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, com muitos eventos históricos, cívicos e desportivos, ficando o Aspirante Fernando Montenegro com a incumbência maior de passar a redigir a peça estatutária, ouvindo as sugestões de seus colegas.
Nesse início dos trabalhos, os jovens Aspirantes e Tenentes tiveram a colaboração da Associação dos Ex-Combatentes, Secção de São Paulo, assim como da Zona Militar Centro, fixando como data de fundação da Associação o Dia do Soldado, 25 de agosto de 1954, data do nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
A Ata de Fundação da Associação.
Em 12 de agosto de 1954, à noite, um grupo de Oficiais R/2 formados no ano de 1952, no CPOR/SP, se reuniu num jantar de confraternização no restaurante Molinaro, na Rua Rego Freitas, no centro da Capital de São Paulo. Nessa reunião foi lançada a pedra angular da ABORE, com o objetivo de congregar os Oficiais R/2 de todas as Armas e Serviços do Exército, numa Associação nacional de cunho eminentemente social e apolítico. Durante o jantar falaram vários oradores e, por unanimidade, estabeleceram a data de 25 de agosto de 1954 para a fundação da ABORE, formando-se uma comissão de voluntários para estudar e preparar o anteprojeto do estatuto, que em curto prazo foi realizado, marcando-se para 27 de novembro de 1954 uma Assembléia Geral para discussão e aprovação do referido documento.
A Ata de Fundação foi lavrada em 26 de novembro de 1954 por Antônio Nakashima, como Secretário, tendo sido assinada também, pelo Presidente, Luiz Carlos do Canto Pereira.
A primeira Assembléia Geral e a Aprovação dos Estatutos.
O estatuto da primeira entidade dos R/2, no Brasil, foi aprovado na Assembléia Geral de 27 de novembro de 1954, assembléia essa que elegeu a primeira diretoria da ABORE e que foi realizada no período da tarde, no salão nobre da sede da Associação Comercial de São Paulo, na Rua Boa Vista, n.º 51, com a presença de  Aspirantes a Oficiais e Oficiais R/2.
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Aniz Buíssa
Vice-Presidente: Claudio Moyses
Secretário: Dário Sion
Tesoureiro: Ricardo Bunemer
Diretor Cultural: Hermenegildo Milani Neto
Diretor Esportivo: Armando Luiz de Aquino
Diretor de Comunicação Social: Wallace de Oliveira Guirelli
Diretor Vogal: Alfredo Kazuto Kobayashi

Entre no site e conheça um pouco mais sobre a Abore/SP: http://www.abore.org.br/

Contato

  • Rua Alfredo Pujol, 681
  • Santana - 02017-011
  • SP - São Paulo, Brasil
  • Tel: (11) 2283-0588
  • Tel: (11) 2977-0679

Nenhum comentário:

Postar um comentário