VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07 DE ABRIL - DIA DO JORNALISTA


Entre várias mensagens e pensamentos, acho que nada mais justo do que homenagear o profissional jornalista com aquilo que representa a sua mais nobre arte. Utilizando-se da matéria prima informação e transformando em obra literária, poema, imaginário, utilidade pública e tantos quantos os adjetivos que devemos qualificar a importância da presença deste profissional.
 
De tão comum e cotidiano, fica difícil prestar devida atenção em como somos bombardeados por informação. São noticiários no rádio, telejornais, revistas, jornais diários e até, claro, os atuais Web sites sempre abarrotados de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e fotos. É... nem sempre paramos para pensar no profissional que está por trás daquele texto bem escrito, que sintetiza várias horas ou dias em alguns parágrafos, que nos dão a perfeita localização no tempo e no espaço, nos transferindo conhecimento suficiente para podermos compreender, opinar e debater os assuntos do nosso interesse.
 
Poetas do cotidiano. Ah, sim. Assim deviam ser chamados estes ´profissionais´ que nos poupam nosso precioso tempo, ofertando seus textos bem redigidos em forma de boa literatura para nossa degustação. Impressionante como conseguem resumir num título ou num ´olho´ de matéria tudo aquilo que vamos digerir dalí pra frente. É bonito quando terminamos a leitura de uma notícia, artigo, press-release, ou entrevista, e pensamos por um instante que estávamos mesmo ao lado deste ´contador de estórias´, ouvindo até suas pausas para respiração, suas expressões faciais e corporais. 
 
Arquiteto da ortografia, o bom jornalista é aquele que, assim como se faz na construção civil, emprega, da língua Portuguesa, os materiais básicos que 99% das pessoas comuns podem compreender, não fazendo disso um trabalho medíocre, mas, sim, emprestando sua arte para fazer com que tijolos, vergalhões, areia, pedra e cimento lingüísticos, nas medidas e proporções corretas, tomem a forma elegante e edificada que encontramos nas informações jornalísticas. 


Portanto, Feliz dia do Jornalista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário