VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Comunidade pacificada do Rio ganha nova logística de limpeza


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, e com apoio da Comlurb, inicia nesta quinta-feira a operação da nova logística de limpeza e coleta de lixo, desta vez na comunidade pacificada do Morro da Formiga, na Tijuca, na Zona Norte da cidade.
O novo modelo operacional, desenvolvido pela Comlurb, funcionará com 16 novos pontos de coleta, mapeados em conjunto com a comunidade, onde serão distribuídos 108 conteineres, além de duas caixas de recolhimento de entulho.
A equipe formada por 16 garis terá apoio de um microtrator compactador e um caminhão minibasculante.
A Comlurb ganhou uma base própria na Rua Medeiros Pássaros, principal acesso à comunidade, onde foi instalada uma caixa compactadora e a coleta será feita diariamente, de segunda-feira a sábado.
Os equipamentos foram especialmente projetados para a realidade das comunidades, com tamanho adequado para movimentação em vias estreitas e sinuosas.
O microtrator acopla o contêiner diretamente no lifter (espécie de suporte com movimentação para cima e para baixo, que serve para despejar o lixo do contêiner no caminhão), assim como tem a capacidade e altura para despejar o lixo diretamente no caminhão compactador. Além disso, ações educativas vão reforçar junto à comunidade a importância do descarte correto do lixo.
A Comlurb criou placas educativas instaladas nos pontos de coleta, que chamam a atenção também para a importância de respeitar o horário de coleta domiciliar. Um folheto educativo dá ainda a dica de como participar da Comissão de Multiplicadores do Cuidado com o Ambiente na comunidade (multiplicadorescuidadoambiente@gmail.com).
A nova logística de limpeza e coleta de lixo já está funcionando no Complexo do Alemão e comunidades da Penha, na Cidade de Deus, nos complexos do Borel (Tijuca) e do Andaraí (no bairro de mesmo nome), na Mangueira (na região de São Cristóvão), no Salgueiro (Tijuca) e no Morro São João (Engenho Novo). As ações educativas serão estendidas para as outras comunidades pacificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário