VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fugindo da crise, portugueses engrossam onda migratória para o Brasil "aquecido"


A crise econômica que afeta Portugal desde 2008 está levando portugueses a emigrar em busca de melhores condições de vida. Um dos principais destinos desta nova onda é o Brasil, por causa do crescimento da economia brasileira.
Ao contrário do que acontecia no século passado, quando portugueses com destino ao Brasil não tinham formação acadêmica - muitos eram semianalfabetos ou analfabetos -, a maior parte dos lusitanos que formam a onda atual têm curso superior.
O cônsul do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto, disse que são pessoas com especialização cada vez maior.
- São pessoas cada vez mais especializadas. Constitui uma de fuga de cérebros, mas desta vez o destino é o Brasil. Não é uma migração dos países menos desenvolvidos para os países ricos, como se dizia nos anos 60.
Segundo o serviço consular da representação, o número de pessoas que têm o Brasil como destino vem aumentando. O funcionário do consulado responsável pela seção de vistos, José Luiz Neves, informou os números.
- No ano passado foram cerca de 1.500 vistos de trabalho, praticamente o mesmo número de 2009. Este ano, nos primeiros três meses foram 500.
Segundo Neves, o número do consulado não é o definitivo. Além da representação de Lisboa, há também a do Porto. E há outras formas de obter o visto de trabalho, através de casamento, por exemplo.
- As pessoas normalmente não começam o processo aqui. Aqui é concluído. Começa no Ministério do Trabalho e do Emprego, com o pedido por parte da empresa.
Sobre o perfil do português que busca o visto para trabalhar no Brasil, Neves relata que "são predominantemente engenheiros e técnicos de plataformas de petróleo. Mas há outras profissões, como arquitetos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário