VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 11 de abril de 2011

BICENTENÁRIO DA AMAN


A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é um estabelecimento da linha de ensino militar bélico de nível superior, do Exército Brasileiro, responsável pela formação dos oficiais da ativa, futuros chefes militares, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico.
Com um curso de duração de quatro anos, tem seu currículo estruturado com matérias de cunho estritamente militar (Ensino Profissional) e matérias de formação universitária comuns às faculdades civis (Ensino Universitário).

Atualmente, a única forma de acesso à Academia Militar das Agulhas Negras é por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX), situada em Campinas - SP.
A admissão na EsPCEx é realizada mediante concurso de âmbito nacional. O aluno é admitido para cursar a 3ª série do 2º grau, e ao concluí-la é automaticamente matriculado na AMAN. O concurso compreende: exame intelectual nas disciplinas de Matemática, Física/Química, História/Geografia e Português; além dos exames médico e físico.
O candidato deve ter concluído ou estar cursando a 2ª Série do 2º Grau, em estabelecimento de ensino reconhecido, ou ser concludente do 2º Grau, de acordo com a legislação federal vigente. Deve ter dezesseis anos completos ou por completar e, no máximo, 20 anos, tudo referido a 31 de dezembro do ano da matrícula.
A inscrição para o concurso pode ser realizada anualmente, a partir de julho, nas Agências do Correio.

a. Histórico
O Corpo de Cadetes foi criado em 25 de agosto de 1931, numa solenidade no Campo de Marte da Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, com a presença do Chefe do Governo Provisório, Dr. Getúlio Vargas, de Ministros, de Generais e de Almirantes da Guarnição da Capital Federal. Foi apresentado, naquela cerimônia, o Estandarte do Corpo de Cadetes, o qual foi entregue a uma Guarda de Cadetes pelo Presidente Provisório. O Cadete ingressava como Praça Especial e era declarado Aspirante, situação que vigora até os dias atuais na Academia.
Em 1944, com a criação da Escola Militar de Rezende, o Corpo de Cadetes ocupou instalações especiais: à frente dos alojamentos dos Cadetes, os Postos de Comando dos Comandantes de Companhia e Comandantes de Pelotão e, num pavilhão anterior, as seções do Comando do Corpo de Cadetes mantendo-se, assim, a unidade entre os Oficiais e os Cadetes e o espírito de corpo da tropa.

b. Missões

Preparar progressivamente o cadete para, ao final do Curso, estar em condições de comandar e liderar as pequenas frações e as subunidades das Armas, Serviços e Quadros;

 Desenvolver o espírito militar e o sentimento do dever;
 Fazer com que o cadete tenha a perfeita compreensão dos preceitos basilares das Forças Armadas, a disciplina e a hierarquia, o zelo pelo aprimoramento contínuo de seu caráter;
 Planejar, coordenar, orientar, consolidar e conduzir o Ensino Profissional.


c. Estrutura
O Corpo de Cadetes é constituído por um Comandante, um Subcomandante, um Estado Maior e diversos Cursos e Seções, compostos por Oficiais e Cadetes com as diversas missões e características peculiares a cada um.
Aos Cursos, cabe formar os futuros oficiais nas diversas Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), Serviço (Intendência) e Quadro (Material Bélico). As Seções auxiliam na formação da personalidade militar dos cadetes, trabalhando os mais variados atributos da área afetiva, por meio do Treinamento Físico Militar (SEF), das instruções de Equitação (S Equi), dos exercícios empregando técnicas especiais (SIEsp) e das instruções e execução de tiro real de diversos armamentos (S Tir).
Desenvolve as atividades pertinentes ao Ensino Profissional, de acordo com os seguintes períodos:
1º Período:

Formação Básica - 1º e 2º Anos

2º Período:

Qualificação - 3º Ano

3º Período:

Qualificação e Intensificação de Instrução - 4º Ano

Na Formação Básica, os objetivos são: ajustar a personalidade do cadete aos princípios que regem a vida militar; assegurar os conhecimentos que o habilitem ao prosseguimento de sua formação de Oficial; formar o caráter militar, preparar o combatente básico, obtendo reflexos na execução de técnicas e táticas individuais de combate, obter capacitação física, e desenvolver habilidades técnicas.
A Qualificação tem por objetivo principal a capacitação ao exercício do comando das pequenas frações elementares, nas funções inerentes aos graduados. Consolida-se o aperfeiçoamento das técnicas individuais do combatente, o elevado padrão de ordem unida e o contínuo desenvolvimento da capacidade física. A Qualificação e a Intensificação da Instrução Militar têm por objetivo principal, a habilitação ao exercício de cargos e funções inerentes ao Oficial Subalterno e ao Capitão.

São atividades inerentes ao Corpo de Cadetes: Exercícios no campo, peculiares a cada Curso; Estágios de Instrução Especial; Exercícios Combinados de Armas, Serviço e Quadro; Manobra Escolar; Olimpíada Acadêmica; Competições Desportivas com a Escola Naval e a Academia da Força Aérea (NAVAMAER) e o Festival Sul-Americano de Cadetes.

AMAN - Rodovia Presidente Dutra, Km 306 CEP 27534-970, RESENDE - RJ

Tel: (024) 354-3355 

Nenhum comentário:

Postar um comentário