VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 24 de março de 2011

Presidente da Caixa sairá por desastroso negócio com PanAmericano


A presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, pediu ao ministro Guido Mantega para deixar o cargo, segundo o colunista Ilimar Franco, do Globo, por motivos pessoais. Na verdade, ela está saindo porque foi responsável, como presidente da instituição, pelo mais desastroso negócio feito pela Caixa nos últimos tempos: a decisão de criar o CaixaPar e comprar ações de outros bancos. O primeiro negócio feito foi com o Banco PanAmericano.
A Caixa deu R$ 780 milhões por uma participação na instituição. Além de ter sido mal negociado, descobriram, depois, que o PanAmericano tinha um rombo gigante, mas os técnicos não viram. Quem acabou descobrindo o problema foi o BC, meses depois. A decisão da Caixa foi aumentar a sua exposição, assumindo a presidência do Conselho de Administração do banco. Aí, descobriram mais buracos. O PanAmericano, depois, foi salvo pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), criado para proteger aplicadores e correntistas dos bancos.
Maria Fernanda nunca prestou contas ao público sobre essa decisão desastrosa. Perguntada pelo assunto, ela nada dizia. Pedi por escrito uma entrevista com ela, mas sequer respondeu ao pedido. Ou seja, ela não está saindo por motivos pessoais; foi responsável pelo caso mais desastroso feito pela Caixa nos últimos anos.
Ainda segundo Ilimar Franco, do Panorama Político, Jorge Hereda, atual vice-presidente de governo da Caixa, é o mais cotado para substituí-la. Era hora de mudar critérios de administração do banco público. Ele deve ter uma direção técnica, não alguém que terá apoio do PT paulista. Acho que deveriam tirar a diretoria envolvida nessa decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário